Pular para o conteúdo
Política

Com baixo índice de crimes com jovem, Câmara debate redução da maioridade

MS registra baixo índice envolvendo adolescentes
Arquivo -

MS registra baixo índice envolvendo adolescentes

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de redução da será levada ao plenário a partir da segunda quinzena de junho na Câmara dos Deputados, segundo confirmou o presidente da Casa de Leis, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Paralelo à isso, em , a Câmara Municipal promove uma audiência pública na próxima terça-feira (9), para discutir a redução da maioridade penal. A reunião está prevista para às 14 horas, na Casa de Leis.  

A matéria já foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e está agora sob análise de uma comissão especial. A proposta reduz dos atuais 18 para 16 a maioridade penal, o que quer dizer que, caso o adolescente cometa algum ato infracional ele será encaminhado ao sistema prisional do adulto.

No entanto, segundo defensores e promotores da infância e juventude, a medida é negativa, uma vez que o sistema atual não recupera o autor de crimes acima de 18 anos e tampouco ressocializará o adolescente. Além disso, citam, o número de atos infracionais considerados graves é pequeno para aplicar tal medida de redução.

Segundo dados da Promotoria da Infância e Juventude, Mato Grosso do Sul registra 56 homicídios dolosos praticados por adolescentes em 2014, o que representa 1% dos atos infracionais no Estado. No interior foram registrados 43, enquanto em Campo Grande 13.

A maioria dos atos infracionais é furto, com 31%, (1.159 casos), e lesão corporal representa 24%, ou 888), isso em todo o Estado. Os outros índices representam ameaça (20%, ou 768 casos), vias de fato (4%, ou 546), porte e posse de arma de fogo (4%, ou 157), associação criminosa (1%, ou 41) e estupro (4%, ou 151).

Cada caso, segundo a promotoria, é tratado separadamente e analisado conforme o histórico de cada adolescente. A partir disso, é aplicada uma medida socioeducativa que vai desde advertência, a mais branda, até a mais grave, que é a internação nas Uneis (Unidades Educacional de Internação). 

Autoridades do setor afirmam que a redução da maioridade penal, além de ser inconstitucional, não resolverá a criminalidade no País. Na prática, dizem, se a redução for aprovada, jovens serão jogados no sistema prisional que já não recupera o jovem. Em contrapartida, a medida socioeducativa pune, mas também ressocializa o jovem.

O presidente da Câmara sugeriu fazer consulta popular sobre a redução, enquanto o governo federal vem intensificando a campanha para derrubar a PEC.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Otan se reunirá para discutir violação do espaço aéreo da Estônia pela Rússia

Moraes mantém prisão de ‘kids pretos’ e agente da PF pela trama golpista

Zanin, Gilmar e Moraes votam para que só o STF autorize buscas no Congresso

TCE-MS mantém ex-prefeito de Anastácio na lista de ‘contas sujas’

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Família de menina queimada com chapa de bife ainda tenta entender como o acidente ocorreu em Coxim

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Intervenção pode ‘suspender’ atuação do Consórcio Guaicurus por até 210 dias, se aprovada

Corregedoria pede suspensão de deputado de MS e outros dois por motim na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Plataforma de delivery é condenada por danos morais após cliente ser acusado de calote

Caso ocorreu em 2023 quando cliente cancelou pedido incorreto e, horas depois, foi surpreendido por cobrança do dono do restaurante e viatura policial na porta de sua casa

Brasil

Flávio Bolsonaro e Damares Alves visitam Zambelli em prisão na Itália: ‘Falamos de esperança’

Zambelli aguarda o processo de extradição para o Brasil; processo pode durar um ano e meio

Polícia

Família procura por estudante de engenharia desaparecido em Campo Grande

Jovem de 23 anos foi visto pela última vez há dois dias, nas Praça Ary Coelho, na região central da cidade

Emprego e Concurso

Funtrab oferece mais de 3,9 mil oportunidades de emprego em MS

Há também vagas reservadas para o público PcD