Programa do Governo foi lançado neste domingo em Coxim

A , programa do Governo do Estado lançado neste domingo (29) em Coxim (a 243 quilômetros da Capital), já tem próximo destino. Ponta Porã deve receber o programa no mês de maio, conforme previsão do Governo do Estado divulgada hoje.

A intenção do programa é reestruturar o atendimento da saúde nas 11 microrregiões do Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou que serão realizadas 14.400 cirurgias de catarata em todo o Estado para zerar a fila de espera ainda este ano.

Segundo o governador, nos últimos anos foram feitas 1.400 cirurgias de catara em Mato Grosso do Sul e se os procedimentos continuassem no mesmo ritmo, levaria 10 anos para zerar a fila. Por isso, a preferência em focar nas cirurgias oftalmológicas.

Coxim

Desde quinta-feira (26), os veículos da Caravana da Saúde estão em Coxim, com cerca de 20 médicos. O objetivo é atender os moradores dos municípios da região norte do Estado, como Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso. Até agora, cerca de 2 mil pessoas já agendaram consultas médicas e 100 já passaram por cirurgia.

Entrega de equipamentos

O Hospital Regional de Coxim, Dr. Álvaro Fontoura Silva,recebeu os equipamentos hospitalares entregues pela Caravana da Saúde. De acordo com o diretor-presidente do hospital, Marcelo Arruda Ferreira, cerca de 12% dos pacientes do hospital, eram levados para a Capital. O Hospital realiza cerca de 100 cirurgias mensais e 2.500 atendimentos.

Com os novos aparelhos, a expectativa é de que o número de pacientes ‘exportados' diminua. “Agora esse número deve reduzir, mas isso não deve acontecer do dia para a noite. É um primeiro passo”, pontuou o diretor. A caravana trouxe para o Hospital Regional os aparelhos de ultrassom, mamografia, videolaparoscopia, tomógrafo e raios-X.