Documento está sob sigilo e será lido ao meio-dia

A Comissão Processante contra o vice-prefeito afastado do cargo do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, será lido nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal, ao meio-dia. O relatório seria submetido ao plenário na terça-feira (10), mas três suplentes precisavam ser convocados, em razão da proibição de três parlamentares que propuseram a investigação na votação.

De acordo com o relator da processante, vereador Paulo Siufi (PMDB), o relatório foi aprovado por unanimidade pelo grupo, formado por três parlamentares. “Nos pautamos por documentos partilhados pelo TJ. Assim como foi com o Alcides Bernal, será com o Olarte, estamos dando a mesma condição”, disse sem apresentar mais detalhes do texto mantido sob sigilo.

No entanto, segundo informações preliminares, o grupo deve apresentar entendimento de não haver motivos para cassação de Gilmar Olarte, pois ele está respondendo por crime ainda em fase processual, não cabendo à Câmara retirá-lo do cargo por isso.

A comissão foi instituída em agosto, após o TJ (Tribunal de Justiça) acatar denúncia do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra o vice-prefeito, tornando-o réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ação resulta da Operação Adna, a qual apurou, em síntese, que Olarte e assessores próximos prometeram vantagens indevidas em troca de empréstimos com agiotas.

A conclusão da Comissão Processante, formada por três vereadores, será levada ao plenário. Os demais parlamentares têm o poder de manter o entendimento ou ir contra o relatório, ou seja, decidir que o processo no âmbito do legislativo deve prosseguir.