Comissão será montada na próxima sessão da Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Campo Grande vai criar uma Comissão de Ética para apurar ‘possível falta de decoro parlamentar do vereador Alceu Padilha Bueno (PSL)’. A comissão será criada na quarta-feira (22), próxima sessão ordinária da Casa de Leis, após o feriado de Tiradentes.
Segundo nota divulgada nesta tarde, o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB), afirma que vem acompanhando as notícias sobre suposto envolvimento do vereador com adolescentes, após flagrante de extorsão na quinta-feira (17), e, caso seja confirmada a veracidade das acusações, a Casa de Leis deve tomar uma atitude.
As investigações correm na Depca (Delegacia Especializada em Atendimento à Criança e ao Adolescente).
Questionado, o presidente da Casa disse mais cedo que não poderia tomar nenhuma posição antes de ouvir o que o delegado Paulo Loretto, responsável pelo caso, tem a dizer e o que há “de fato e de verdade” no caso.
Depois de oficialmente criada, serão definidos os membros da comissão, que vai ser responsável por apurar as denúncias e, caso seja confirmada, serão feitas deliberações sobre o mandato de Alceu Bueno. De acordo com o regimento interno da Câmara, as medidas disciplinares podem chegar até a perda de mandato.
Caso
O ex-vereador Robson Martins e o empresário Luciano Pageu foram presos em flagrante, no estacionamento de um supermercado da Capital, na tarde de quinta-feira (17), ao extorquirem o parlamentar.
Na ocasião da prisão, Bueno entregava R$ 15 mil, em dinheiro, à dupla, uma espécie de segunda parcela – a primeira foi de R$ 100 mil – para evitar que supostos conteúdos comprometedores, incluindo fotos e conversas por mensagens de celular, relativos ao envolvimento dele com adolescentes. Estas, pelo menos, são informações que constam no material policial enviado à Justiça após as prisões. O delegado Paulo Loretto ainda não se pronunciou e prometeu falar com a imprensa apenas na próxima quarta-feira.