Leitura sobre vacância foi feita nesta quinta pelo vereador Flávio César

 

Os novos vereadores, diplomados em substituição dos parlamentares cassados por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tomam posse oficialmente nesta sexta-feira (18), conforme leitura sobre vacância feita nesta nesta quinta-feira (17), pelo vereador Flávio César.

Embora diplomados no último dia 14 pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Roberto Duraes (PT), Eduardo Cury (PDT) e Lívio Viana (PSDB), ainda não haviam ocupado as cadeiras dos vereadores cassados, pois aguardavam o comunicado oficial da câmara.

Os vereadores Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD) perderam os cargos após serem denunciados por compra de votos. Como os vereadores Thaís Helena e Delei Pinheiro ocupavam cargos na , respectivamente, segunda vice-presidente e primeiro secretário, uma nova eleição para ocupar estes cargos será feita na próxima terça-feira (22), data da última sessão antes do recesso parlamentar.

A leitura oficial sobre a substituição dos vereadores foi feita por volta das 11 horas pelo vice-presidente da casa, Flávio César, que presidiu a sessão de hoje em substituição ao presidente, vereador João Rocha (PSDB), que estava ausente.

Substituições

No lugar de Thais Helena, entra o suplente Roberto Duraes (PT), mesma situação de Eduardo Cury (PT do B), que ocupará a cadeira de Pedra. Juliana Zorzo (PSC) seria a primeira substituta de Delei, mas como os votos foram anulados, a coligação perde a vaga, que fica para o PSDB, com Lívio Viana, atual secretário adjunto de saúde do Governo do Estado.

Mesa Diretora

No começo do mês, a Casa de Leis passou por uma eleição para preencher a vaga de presidente, que foi aberta depois de renúncia do vereador Mario Cesar (PMDB). Agora, precisa ser preenchida a vaga de segunda vice-presidente e primeiro secretário.

O PT promete brigar pela vaga deixada por Thais Helena. Com três representantes na Câmara, o nome apontado pela legenda para ocupar o posto de segunda vice-presidência, é o do vereador Ayrton Araújo.

Com o discurso de busca por um consenso, os vereadores de Campo Grande Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Carlão (PSB), aparecem como candidatos ao cargo de 1º secretário da Câmara. A eleição acontece somente na próxima terça-feira (22).