Pular para o conteúdo
Política

Câmara cogita CPI para investigar obras públicas paradas em Campo Grande

De 154 projetos, 87 não andam, a maioria por falta de dinheiro, segundo secretário
Arquivo -

De 154 projetos, 87 não andam, a maioria por falta de dinheiro, segundo secretário

Do total de obras públicas executadas pela Prefeitura de atualmente, 56,5% estão paradas. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal, pelo secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Amilton Cândido de Oliveira, que promete detalhar as informações nos próximos dias, enquanto a casa já cogita CPI sobre o assunto.

Segundo os números oficiais, divulgados em sobre o assunto nesta manhã, há 154 obras na Capital. Destas, 87 estão paralisadas, 27 em andamento, 31 concluídas, oito não iniciadas e uma com problema rescisão de contrato.

Câmara cogita CPI para investigar obras públicas paradas em Campo GrandeO secretário alega que a maior parte das obras está parada por falta de dinheiro – ele não citou valores. Algumas, mesmo com liberação de verbas federais, dependem da contrapartida municipal, enquanto a Prefeitura alega não ter condições financeiras para tal.

Na audiência pública, o secretário disse que o Município busca alternativas para retomar os projetos. Uma delas é negociar com a CEF (Caixa Econômica Federal) de forma a evitar que a Prefeitura perca recursos garantidos, porém com prazo para aplicação.

O secretário, conforme divulgado no site da Câmara, justificou-se dizendo que, por estar há apenas um mês no cargo, não tem o detalhamento da situação de todos os projetos. Por isso, a Comissão de Obras da Câmara estabeleceu prazo de 30 dias para apresentação de um relatório completo.

“Após analisar este relatório, vamos ver a necessidade de abrir ou não uma CPI”, diz o presidente do colegiado, vereador Carlão (PSB). “Temos uma secretaria com muita deficiência, temos que organizar nossa cidade. O desafio é gigantesco, a prefeitura estava inscrita no Cadin (Cadastro de Inadimplentes), há ainda uma pendência na Receita Federal, mas esta semana vamos vencer mais isso. Isso nos impede de avançar nessa questão. Vamos fazer um esforço para em 10 dias entregar um relatório com toda situação e mandar para a comissão”, afirmou Oliveira.

A gerência regional da Caixa cobrou mais organização por parte da Prefeitura. “Temos vários processos que estão na Caixa hoje com valores significativos para pavimentação e qualificação de ruas, para mobilidade urbana. Estamos encarando tudo com a seriedade que precisa, vamos dar celeridade. Os processos estão andando, precisamos de um controle mais eficaz, para que não se perca prazos”, disse.

Esta foi a quarta audiência feita este ano sobre o mesmo assunto. Segundo Carlão, há casos de obras que estavam 98% e prontas e, devido à paralisação, sofreram depredação e reduziram o percentual a 70%, conforme identificou-se em vistoria recente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policiais fingiram ser clientes de marca que vendia anabolizantes falsificados durante investigação

VÍDEO: Barcos que lançavam fogos de artifício em festival pegam fogo no Japão

‘Não adianta vir o Trump pressionar’: vereadores petistas celebram prisão de Bolsonaro

‘Projeto de vingança’: vereadores criticam prisão de Bolsonaro após semana de mobilizações

Notícias mais lidas agora

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

detran-ms

Servidora pivô de fraudes no Detran-MS se livra de tornozeleira eletrônica

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Pantanal Vôlei entra em quadra para lutar pela liderança de grupo na Superliga C

Últimas Notícias

Brasil

‘Bala na nuca’: Ex-presidente da OAB defende prisão domiciliar de Bolsonaro

Comentário gerou 'bate-boca' entre internautas nas redes sociais

Transparência

TCE-MS investiga desvios de R$ 3 milhões com fraudes em ‘testes da orelhinha’ em Nioaque

Esquema investigado teria ocorrido no período de 2019 a 2024

MidiaMAIS

Alerta de fofura: Aracy e filhote de quatro meses roubam a cena no Pantanal

Equipe da Onçafari flagrou passeio de Aracy e filhote em propriedade privada de Miranda

Cotidiano

Servidores do Humap-Ms participam de capacitação sobre crises no ambiente hospitalar

Treinamento é voltado à equipe multiprofissional