Orçamento será votado na quinta-feira

O PPA (Plano Plurianual) do Executivo Municipal foi aprovado nesta terça-feira (8) pelos vereadores de . O Plano é um conjunto de metas e prioridades que devem ser seguidas pela Prefeitura. A proposta foi aprovada por unanimidade – havia 23 parlamentares em plenário.

De acordo com o relator do PPA, que tramitava na Comissão de Orçamento e Finanças, vereador Eduardo Romero (Rede), ao projeto foram apresentadas 49 emendas, mas somente 10 foram consideradas aptas para votação.

Isto porque seis emendas apresentavam impedimento legal e 20 impedimentos econômicos. Na área de infraestrutura foram apresentadas 25 emendas, 12 para educação, quatro para saúde e outras quatro para assistência social, uma para cultura, uma para o setor comunitário e mais duas para esporte.

Foram aprovadas as emendas que destina 1% da receita do município para a cultura, pavimentação asfáltica com drenagem em 100% dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, reforma e ampliações e construções de unidades de saúde, entre outras.

O Plano Plurianual precisava ser votado antes da LOA (Lei Orçamentária Anual), que tem a previsão de ser votada na quinta-feira (10), quando a sessão será destinada exclusivamente para a votação da peça orçamentária.

Segundo o projeto, a previsão do orçamento para 2016 é de R$ 3,4 bilhões, R$ 247 milhões a menos comparado a este ano. A intenção, de acordo com o presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB), é finalizar nesta semana a votação de todos os projetos de origem do Executivo Municipal e destinar a última semana de sessão, antes do recesso, para análise de matérias do legislativo.