Pular para o conteúdo
Política

Busca da PF em apartamento de Collor foi invasão, diz Senado

O apartamento é de propriedade do Senado 
Arquivo -

O apartamento é de propriedade do Senado 

Em nota lida em plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chama de “invasão” a busca da Polícia Federal (PF) no apartamento funcional do senador Fernando Collor (PTB-AL). Para a mesa diretora da Casa, o procedimento deveria ter sido comunicado e acompanhado à Polícia Legislativa.

Pela manhã, o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, já havia reclamado que a operação da PF e da Procuradoria Geral da República (PGR) não observava uma resolução do Senado, que exige o acompanhamento do órgão policial da Casa. A regra foi editada no fim do ano passado por Renan, que também é investigado na Operação Lava Jato.

O apartamento ocupado por Collor, na Asa Sul, é de propriedade do Senado. Policiais também vasculharam a famosa Casa da Dinda, mansão da família do parlamentar em , e outros endereços em Maceió.

“Buscas e apreensões sem a exibição da ordem judicial, e sem os limites das autoridades, que a estão cumprindo, são invasão. São uma violência contra as garantias constitucionais em detrimento do Estado Democrático de Direito”, diz a nota lida por Renan, que se reuniu com Collor à tarde.

Leia o comunicado na íntegra:

Todos são obrigados a prestar esclarecimentos à Justiça, notadamente os homens públicos, já que nenhum cidadão está acima da Lei.

Entretanto causa perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação.

A busca e apreensão nas dependências do Senado Federal deverá ser acompanhada da Polícia Legislativa. Disso não abriremos mão.

Buscas e apreensões sem a exibição da ordem judicial, e sem os limites das autoridades, que a estão cumprindo, são invasão. São uma violência contra as garantias constitucionais em detrimento do Estado Democrático de Direito.

imperioso assegurar o respeito ao processo legal, ao contraditório, para que as defesas sejam exercidas em sua plenitude, sem nenhum tipo de prejuízo ou restrição.

 

As instituições, entre si independentes, precisam estar atentas e zelosas ao cumprimento e respeito aos limites legais estabelecidos na Constituição Federal para que não percamos garantias que foram duramente reconquistadas.

Para PGR, apartamento não é extensão do Senado

Em nota, a procuradoria Geral da República (PGR) disse que a operação foi regular, já que não considera o apartamento funcional como uma extensão do Senado. Para o Ministério Público, a Polícia Legislativa tem atuação limitada nas dependências da Casa Legislativa.

“Os imóveis funcionais do Senado Federal não são considerados extensão das dependências da Casa Legislativa, que, ao contrário daqueles, é de livre acesso a todos os cidadãos”, diz o comunicado. “Todos os mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal continham determinação expressa de que o seu cumprimento deveria ser executado pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público.”

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Foragido da Justiça paulista é preso em Dourados durante operação na Aldeia Jaguapiru

VÍDEO: Morador denuncia viaturas dos bombeiros encontradas abandonadas em Campo Grande

Desapega CG, Encontro de Carros Antigos e peças de teatro movimentam fim de semana em Campo Grande

Precisa de médico? Confira a escala da Sesau nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Eliel

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje a parcela deste mês; Mato Grosso do Sul tem 201.512 famílias cadastradas no programa social

Mundo

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Taxação é uma "manifestação de desaprovação" em relação à ação penal do golpe de Estado

Brasil

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Magistrada teria agido "de forma incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo que ocupa"

Trânsito

Carro capota e motorista sai ileso após acidente em rodovia em Paraíso das Águas

Trecho da rodovia tem vários buracos