Pular para o conteúdo
Política

Briga entre Bernal e vereadores deve favorecer população com IPTU 2016

Rivalidade deve barrar reajustes
Arquivo -

Rivalidade deve barrar reajustes

A população e os próprios envolvidos insistem em dizer que a briga entre (PP) e os vereadores só trazem prejuízo para . Porém, mesmo com tantas reclamações, o clima de guerra é constante. Contudo, pelo menos desta vez, mesmo sem querer, a briga vai, finalmente, ajudar a população.

Bernal está pensando em reajustar o em até 20%, mas só quatro, dos 29 vereadores, estão na base de sustentação dele, o que lhe impossibilitará de emplacar este tributo. Os vereadores, que ano passado, na gestão de Gilmar Olarte (PP), aprovaram IPTU de mais de 12,78%, agora não pretendem ajudar Bernal, o que aliviará o bolso do contribuinte.

 O vereador Paulo Siufi (PMDB) foi o primeiro a avisar ontem, durante sessão na Câmara, que Bernal não contará com o voto dele para reajustar o IPTU. O discurso é o mesmo de outros colegas da oposição, como Airton Saraiva (DEM), que não é radical a ponto de falar que não vai aprovar nenhum reajuste, mas diz que diante da crise o máximo que dá para fazer é a reposição da inflação.

O vereador Chiquinho Telles (PSD) saiu da sessão no ano passado para não aprovar o reajuste de 12,78%, da gestão de Olarte, e também não pretende votar a favor de reajuste de IPTU, ainda que seja apenas para reposição de inflação.

“A população não entende nem a reposição de inflação. Onde foi parar o dinheiro do IPTU do ano passado? Quando era vereador o Bernal sempre votou contra qualquer imposto para a população. Eu faço o mesmo. Vou seguir a mesma linha. Como vou justificar o aumento de um imposto que não chega para a população?”, questionou.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das poucas na base de Bernal, também não demonstra interesse em aprovar um reajuste muito grande. Ela defende que a Câmara adote apenas o IPCA-E de outubro do ano passado até setembro deste ano.

“A crise é da sociedade e não só dos governo. Não pode ter como solução a majoração da alíquota. O momento é de cuidar melhor das despesas e não de descontar no bolso do contribuinte”, declarou.

Bernal alega que a proposta de 20% é necessária para tirar a cidade da crise. “Realmente precisa de reajuste, precisa de dinheiro e muito. Porque eles deixaram crise econômica terrível. Há necessidade de ajustes e a pedida é de 20%”, disse ontem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Festival do Sobá 2025 Marca o Centenário da Feira Central com Programação Cultural Ampliada

Carlinhos Maia se pronuncia sobre suposto affair com barman: ‘Deixa falar…’

vira-lata é ofensa ou elogio 3

‘Sua vira-lata’: Afinal, ser chamado de cão sem raça é ofensa ou elogio?

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Subtenente da PM é preso após perseguir adolescente e fazer disparos em Campo Grande

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Adriane Lopes entrega obra da Ernesto Geisel em fevereiro de 2026

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Está na lista? Prefeitura convoca advogado, assistente social e agente de limpeza

Em editais publicados no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta-feira (31), a Prefeitura da Capital divulgou a lista de convocados em diversos processos seletivos. A lista inclui advogado, assistente social e agente de serviços de limpeza. Os aprovados ao cargo de assistente social deverão orientar e auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. Já o advogado deverá prestar … Continued

Política

Adriane Lopes vai anunciar 100 obras para comemorar aniversário de Campo Grande

A divulgação das obras que serão concluídas deve acontecer no dia 04 de agosto

Transparência

Defesa alega diabetes, mas Justiça nega pedido para soltar ‘elo’ da Grilagem de Papel

Para a justiça, a defesa não conseguiu comprovar as alegações do Habeas Corpus

Mundo

Ao menos 48 palestinos morrem à espera de ajuda humanitária; enviado de Trump chega a Israel

Nova onda de mortos e feridos ocorreu um dia antes da visita do enviado especial dos EUA para o Oriente Médio a Israel