Pular para o conteúdo
Política

Audiência na Assembleia sobre remarcação de terras tem apenas dois índios

Índios pedem menos ódio e culpam Dilma por remarcação 
Arquivo -

Índios pedem menos ódio e culpam Dilma por remarcação 

Elcio Terena e João Aquino, cacique da área em conflito em , distante 402 quilômetros de Campo Grande, são os dois únicos índios presentes na sobre conflitos agrários em Mato Grosso do Sul da Assembleia Legislativa, que acontece nesta segunda-feira (6).

O cacique João usou a tribuna e pediu menos ódio aos índios. “Quando os índios veem produtores fazendo colheita com as máquinas, brancos com carros e seus filhos na faculdade, pensam quando vão poder ter as mesmas condições. Esses também são os sonhos das crianças indígenas. O mesmo que vocês não querem para os seus filhos nós não queremos para os nossos”.  

Elcio pediu aos produtores que a luta seja contra o governo federal. “O governo está criando uma bomba-relógio, jogando os produtores contra os índios e os índios contra os produtores. Todo mundo fala sobre lei, mas essas são as leis que o homem branco criou e não cumpre”.

Para Elcio, quem tem que pagar pelas terras em casos de remarcações é o governo federal. “Não vamos pagar com o nosso sangue. Queremos índios nessas comissões para discutir questões que também são indpigenas. Só através do diálogo vamos resolver, não colocando uns contra os outros”.

A reunião, marcada pela bancada ruralista da Assembleia, Mara Caseiro (PTdoB), Antonieta Amorim (PMDB), Eduardo Rocha (PMDB), Paulo Corrêa (PR) e Zé Teixeira (DEM), foi divulgada sem convite a nenhum índio ou associação representativa.

“Devem participar do debate a Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), o Ministério do Desenvolvimento Agrário, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), representantes do Poder Executivo, empresários, produtores, Comissão Pastoral da Terra, Ordem dos Advogados do – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e Defensoria Pública”, informa a nota. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bonito passa a receber voos diretos de Guarulhos a partir de 3 de setembro

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

Idoso é baleado por atiradores em motocicleta no interior de MS

Servidores da Saúde paralisam no dia 15 por reajuste salarial e melhores condições

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

SC: Seis crianças ficam feridas após vendaval derrubar muro de ginásio

Últimas Notícias

Economia

Nota do Sindicato Rural de Dourados

O Sindicato Rural de Dourados lamenta as perdas materiais ocorridas com o temporal desta tarde que atingiu o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e confia na força e determinação dos parceiros em reconstruir o que foi atingido.

Transparência

Após questionamentos, Camapuã suspende cobrança da taxa de coleta de lixo

Decreto suspendendo cobrança da taxa de coleta de lixo, que começou neste ano, aponta o lançamento de valores acima do esperado. Medida tem caráter temporário

Polícia

Criminosos tentam enviar maconha ‘shatter’ e pistola airsoft pelos Correios em MS

Os entorpecentes foram apreendidos pela GCM em uma frigideira, garrafas térmicas e uma caixa de bombons

Transparência

Proprietários vão indenizar projeto após construir decks e quiosques em APP de Bodoquena

Proprietários de uma chácara em Bodoquena terá que pagar indenização e cumprir termos de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) após construir decks, quiosques e passarelas em APP (Área de Preservação Permanente) de Bodoquena. Eles firmaram TAC com a 2ª Promotoria de Justiça de Miranda para reparar os danos ambientais pelas construções irregulares às margens … Continued