Pular para o conteúdo
Política

‘Artimanha de André e oba-oba de entidades’ prejudicam servidor, diz Fersep

Servidores acusam Puccinelli de 'plantar' antecipação na lei
Arquivo -

Servidores acusam Puccinelli de ‘plantar’ antecipação na lei

A discussão em torno da data-base dos servidores do Estado, que inclusive deflagrou greve dos professores, é fruto de uma ‘artimanha’ do ex-governador (PMDB), que antecipou de maio de 2015 para dezembro de 2014 o , depois de haver assumido outro acordo. A avaliação é do presidente da Feserp (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado), Rudney Vera de Carvalho.

“Na verdade, foi uma jogada que o André fez, que a gente, no oba-oba, não sei como me expressar com isso, acabou aceitando. Mas, ficou para gente que não era antecipação, mas reposição salarial. Como temos várias distorções, de 20% a 260%, era o início de começar a cumprir as distorções”, revela Carvalho.

Para o presidente da Federação, o entendimento da categoria na época e agora, é de que a lei aprovada pela Assembleia, a pedido do Poder Executivo, apenas corrigia distorções. Segundo ele, a antecipação de data-base não seria aceita pelos servidores.

“De forma nenhuma, não aceitaria nunca. Não foi nem falado sobre isso. Ia ser os 10% de pagamento de distorções, a lei diz distorções e ao final reposição salarial. Acabou acontecendo isso, houve uma artimanha do governo do André e acabou prejudicando todo mundo”, disse.

Ontem, quinta-feira (28), o governador Reinaldo Azambuja voltou a dizer que seu antecessor antecipou a data-base dos servidores, e citou que a economia brasileira, segundo ele, ‘vive uma retração, o que impacta as finanças dos Estados’, diminuindo atividade econômica e tributos.

Reinaldo também falou sobre a lei aprovada durante a gestão Puccinelli, que previa 25% de reajuste ao magistério. “Se fosse de fácil cumprimento, um homem tão benevolente, que era o ex-governador, que deixou essa pacote de bondade, aprovaria a lei que dá 25% de reajuste a cada ano, e cumpriria pelo menos em 2014 os 25%”, disse em tom irônico o tucano, que emendou, “aprovar a lei é tranqüilo, mas e pagar? E a responsabilidade? Fiz uma proposta que entendo honesta e possível de ser cumprida”, frisou.

Reivindicações

O governador também descartou aumentar a carga tributária estadual, o que significaria incremento das receitas do governo e daria condições ao governo de conceder os reajustes reivindicados pelas categorias. “Administramos Mato Grosso do Sul com 10% a menos de receita e aumento de despesa, principalmente no aspecto pessoal”, disse Azambuja.

A gestão tucana já havia antecipado que apenas os servidores que recebem o PCI (Parcela Constitucional de Irredutibilidade) terão reajuste de 7,9%, o que deve impactar em cerca de R$ 400 mil os cofres do governo.

“Já que vai pagar como fica de dezembro até maio? Pessoal do PCI não recebeu de dezembro, e o governo assume que foi um erro, queremos que seja retroativo a 1º de dezembro como foi para todo mundo”, revelou Rudney.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Atlético-MG e Fluminense perdem e fecham semana trágica de brasileiros na Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição

Polícia

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Advogado foi executado no momento em que buscava os filhos na escola