Pular para o conteúdo
Política

Após filtrar itens, base toma conta de processante contra Olarte

De seis denúncias, apenas uma foi aprovada em plenário para ser investigada
Arquivo -

De seis denúncias, apenas uma foi aprovada em plenário para ser investigada

Somente integrantes da base aliada farão parte de comissão processante contra o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), aberta nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal. João Rocha (PSDB) foi escolhido presidente, com Paulo Siufi (PMDB) na relatoria e Chiquinho Telles (PSD) como terceiro membro.

De seis itens incluídos no pedido de abertura da processante, apenas um foi aprovado pelos vereadores, em uma sessão tumultuada e com plenário lotado. Os temas foram votados separadamente, todos rejeitados pelo mesmo placar – 18 a 11 – e o primeiro, aprovado por unanimidade, relativo à investigação que tornou o prefeito réu em ação criminal no TJ (Tribunal de Justiça).

Os trabalhos da devem começar dentro de cinco dias depois de sua criação ser oficializada, mediante publicação no Diogrande (Diário Oficial de ). Em seguida, o prefeito será notificado e terá 10 dias para apresentar defesa.

Depois, será dado prazo de mais 10 dias para a comissão emitir um relatório prévio. Ao todo, os trabalhos devem durar 90 dias.

Além da comissão processante, também nesta quinta-feira a Câmara foi notificada sobre a decisão do TJ, do dia anterior, de receber denúncia contra Olarte, decorrente de investigação da Operação Adna, feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O prefeito é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Paralelamente a isso, vereadores da oposição apresentaram requerimento pelo afastamento de Olarte, justamente por ele ser réu na ação. Levam em conta o inciso XIV do artigo 23 da Lei Orgânica do Município, inclusive citado na notificação do TJ, sobre a competência da Câmara Municipal em afastar o prefeito “afastar das suas funções, o prefeito, o vice-prefeito, os secretários municipais ou ocupantes de cargo da mesma natureza, se recebida denúncia contra os mesmos, pelo juízo competente”.

A Procuradoria Jurídica da Câmara analisará o caso. Qualquer parecer a respeito será levado para decisão em plenário, pelos vereadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

Casa de frios nas Moreninhas é lacrada pela Vigilância Sanitária

Brasil sinaliza à OMC que buscará vias legais se negociação sobre tarifas falhar

Tota Magalhães se torna 1ª brasileira a disputar versão feminina da Volta da França

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Promotoria denuncia PMs por morte de homem rendido em Paraisópolis

Câmeras corporais instaladas no uniforme dos policiais registraram o momento em que rapaz foi atingido por disparos

Cotidiano

Para reforçar estoque de sangue, Hemosul ampliará horário de atendimento em Dourados neste sábado

O centro de coleta abastece hospitais públicos e particulares da região, garantindo, somente no primeiro semestre de 2025, mais de 6.500 doações

Mundo

VÍDEO: Ultraleve cai na Itália e deixa dois mortos

Piloto era advogado e estava acompanhado da esposa, os dois morreram na hora

Política

Relatório de senadora de MS é usado para pedir investigação contra ex-ministro de Bolsonaro e dono de Bet

Polícia Federal quer investigar relação entre o senador Ciro Nogueira (PP) e Fernandin OIG, conhecido como representante do Jogo do Tigrinho no Brasil