Pular para o conteúdo
Política

Aécio sinaliza que PSDB não assinará denúncia contra Cunha no Conselho de Ética

Somente um deputado tucano assinou o pedido
Arquivo -

Somente um deputado tucano assinou o pedido

O senador Aécio Neves (-MG) sinalizou que o PSDB não deve endossar o pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). De acordo com o senador, que é presidente nacional do partido, esta é uma questão para a bancada da Câmara resolver.

Além disso, Aécio enfatizou que o PSOL, partido que ao lado da Rede decidiu representar contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara, não tomou iniciativa de endossar o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

“Acho que esta é uma decisão da Câmara. Há ali uma cobrança para que o PSOL também pudesse endossar o pedido de afastamento da presidente da República. Mas esta não é a questão essencial”, disse o senador em entrevista nesta quinta-feira (15).

Somente um deputado tucano, Max Filho (ES), assinou o pedido que conta com outras 43 assinaturas de parlamentares de outros partidos, inclusive do PT. O PDMB da Câmara, no entanto, tem adotado mais uma postura de defesa de Cunha.

O líder da bancada, Carlos Sampaio (SP) chegou a conceder o “benefício da dúvida” para Cunha e nesta quinta, ao articular um novo pedido de impeachment da presidente Dilma, em , adotou a mesma postura de Aécio de atribuir a pedido apresentado no Conselho de Ética ao PSOL, partido definido por ele como “linha auxiliar” do PT.

Além dele, outro tucano saiu na defesa explícita de Cunha. João Gualberto (BA) chegou a bater boca com o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) durante uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, nesta semana.

Ao forçar uma reconvocação de Cunha, Valente observou que o presidente da Câmara mentiu à CPI ao dizer que não tinha contas além das declaradas aqui no Brasil. Gualberto saiu na defesa de Cunha dizendo que ele não era o “protagonista” da investigação sobre o esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Aécio disse, no entanto que o partido defende o afastamento de Cunha da Presidência da Câmara. “A posição do partido já foi colocada e nós reiteramos. O caminho que achamos mais adequado é o afastamento do presidente da Câmara da Presidência para que ele possa se defender. E o PSDB votará no Congresso Nacional, e na Câmara dos Deputados de forma especial, com base nas provas que serão apresentadas”, disse o senador. O tucano ainda evitou criticar um possível acordo costurado com Cunha, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 “Eles estão no seu papel. Nós da oposição – vou deixar isso aqui muito claro – tivemos em vários momentos, neste último ano, ano e meio, entendimentos com presidente da Câmara dos Deputados que ampliou o espaço de atuação das oposições na Câmara dos Deputados. Tudo isso feito absolutamente à luz do dia”, disse Aécio.

“Tivemos participações em comissões de inquéritos que estão investigando denúncias em relação ao governo, outras foram abertas. Relatorias importantes como a da Reforma Política foram conduzidas pela oposição. Isso é do jogo parlamentar. Mas no momento em que essas denúncias em relação ao presidente da Câmara chegam, e elas são gravíssimas, obviamente, cabe a ele se defender, e, obviamente, o PSDB não tem nenhum compromisso com eventuais irregularidades que possam ter sido cometidas por ele”, disse o senador.

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na Corte de Haia

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de consumo revela interesse dos consumidores

Mundo

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Passageira viu mensagem no celular de outra pessoa e acreditou que teor da conversa era sobre o voo em que estava

Brasil

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Produtos brasileiros de cacau também serão prejudicados pelas tarifas

Mundo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra Rússia em 50 dias se não houver acordo sobre Ucrânia

Presidente norte-americano afirmou ainda que deve enviar mair armas para a Ucrânia