Pular para o conteúdo
Política

TRE barra segundo colocado na pesquisa para o Senado, mas Bernal deve recorrer ao TSE

Alcides Bernal teve o pedido de registro da candidatura ao Senado indeferido a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral e já anunciou que vai ao TSE contra a decisão que tenta deixá-lo fora da disputa de vaga pelo Senado.
Arquivo -

teve o pedido de registro da candidatura ao Senado indeferido a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral e já anunciou que vai ao TSE contra a decisão que tenta deixá-lo fora da disputa de vaga pelo Senado.

Confirmada a impugnação que já era aguardada no meio político, o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para o Senado, Alcides Bernal (PP), anunciou que vai recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para manter a candidatura, barrada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (30).

Bernal teve o registro da candidatura ao Senado indeferido em julgamento que seguiu parecer da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). Além da Procuradoria, haviam pedido a impugnação do registro de Alcides na disputa o partido PHS e um candidato a deputado estadual pelo PTN.

A maioria dos juízes eleitorais decidiu por barrar Bernal na disputa em que concorrem ainda Simone Tebet (PMDB), Ricardo Ayache (PT), (PSD), Lucien Rezende (PSOL) e Valdemir Cassemiro (PSTU). O indeferimento foi para a chapa, ou seja, apenas o registro de Bernal foi barrado, e os suplentes podem continuar na disputa.

O pedido da Procuradoria foi reconhecido pelos juízes e o do candidato do PTN foi acolhido em partes. Já o pedido do PHS não foi nem reconhecido pelos juízes, por ilegitimidade ativa, uma vez que o partido faz parte da Coligação MS Cada Vez Melhor, encabeçada pelo PMDB, que deveria ter apresentado o pedido.

Bernal recorrerá

O advogado de Bernal, Wilton Edgar Sá Silva e Acosta, declarou que eles vão recorrer dentro de 48 horas e apresentarão recurso para buscar liminar no TSE, que tem 24 horas após o recebimento para analisar o recurso.

A segunda alternativa seria o PP substituir Bernal por um de seus dois suplentes: os advogados Ulisses Duarte e Wilton Edgar, respectivamente primeiro e segundo, ou ainda,  apresentar novo nome para concorrer ao Senado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump