TRE barra segundo colocado na pesquisa para o Senado, mas Bernal deve recorrer ao TSE
Alcides Bernal teve o pedido de registro da candidatura ao Senado indeferido a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral e já anunciou que vai ao TSE contra a decisão que tenta deixá-lo fora da disputa de vaga pelo Senado.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Alcides Bernal teve o pedido de registro da candidatura ao Senado indeferido a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral e já anunciou que vai ao TSE contra a decisão que tenta deixá-lo fora da disputa de vaga pelo Senado.
Confirmada a impugnação que já era aguardada no meio político, o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para o Senado, Alcides Bernal (PP), anunciou que vai recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para manter a candidatura, barrada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (30).
Bernal teve o registro da candidatura ao Senado indeferido em julgamento que seguiu parecer da PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). Além da Procuradoria, haviam pedido a impugnação do registro de Alcides na disputa o partido PHS e um candidato a deputado estadual pelo PTN.
A maioria dos juízes eleitorais decidiu por barrar Bernal na disputa em que concorrem ainda Simone Tebet (PMDB), Ricardo Ayache (PT), Antônio João (PSD), Lucien Rezende (PSOL) e Valdemir Cassemiro (PSTU). O indeferimento foi para a chapa, ou seja, apenas o registro de Bernal foi barrado, e os suplentes podem continuar na disputa.
O pedido da Procuradoria foi reconhecido pelos juízes e o do candidato do PTN foi acolhido em partes. Já o pedido do PHS não foi nem reconhecido pelos juízes, por ilegitimidade ativa, uma vez que o partido faz parte da Coligação MS Cada Vez Melhor, encabeçada pelo PMDB, que deveria ter apresentado o pedido.
Bernal recorrerá
O advogado de Bernal, Wilton Edgar Sá Silva e Acosta, declarou que eles vão recorrer dentro de 48 horas e apresentarão recurso para buscar liminar no TSE, que tem 24 horas após o recebimento para analisar o recurso.
A segunda alternativa seria o PP substituir Bernal por um de seus dois suplentes: os advogados Ulisses Duarte e Wilton Edgar, respectivamente primeiro e segundo, ou ainda, apresentar novo nome para concorrer ao Senado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.