Pular para o conteúdo
Política

Reviravolta: Justiça afasta vereador que havia tirado prefeito do cargo dias atrás

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, Paulo Henrique Cançado Soares (PDT), foi afastado do cargo por ordem da Justiça local. Em uma disputa política com o prefeito, Diogo Tita (PPS), ele é suspeito de ter decretado ilegalmente o afastamento do chefe do Executivo, em meados de agosto. A decisão de afastar o vereador partiu […]
Arquivo -

O vice-presidente da Câmara Municipal de , Paulo Henrique Cançado Soares (PDT), foi afastado do cargo por ordem da Justiça local. Em uma disputa política com o prefeito, Diogo Tita (PPS), ele é suspeito de ter decretado ilegalmente o afastamento do chefe do Executivo, em meados de agosto.

A decisão de afastar o vereador partiu do juiz criminal Cássio Roberto dos Santos, emitida em 31 de agosto. Ela é uma das três medidas cautelares determinadas ao pedetista, que também está proibido, durante a suspensão, de frequentar a Câmara de Paranaíba e, por fim, de manter contato com servidores da casa.

O MPE (Ministério Público Estadual) foi acionado depois que decreto, assinado por Paulo Henrique, determinou o afastamento de Tita. A decisão foi seguida da instalação de comissão processante na casa para apurar indícios de irregularidades na gestão municipal.

Tita chegou a ser afastado, na noite de 18 de agosto. Dois dias depois, retomou o comando da Prefeitura, por força de liminar, que suspendeu o decreto de afastamento.

Em seguida, a promotoria teria observado suposto abuso de autoridade e até falsidade ideológica no ato administrativo do vice-presidente. Na ocasião, consta que o presidente da Câmara, Paulo Borges (PROS), negou-se a assinar o decreto de afastamento do prefeito.

Com base nos indícios de crime, o MPE pediu a suspensão das funções de Paulo Henrique Soares. A reportagem tentou contato, por telefone, com a presidência da Câmara Municipal e com o vice-presidente: no Legislativo, ninguém atendeu às ligações, enquanto o celular do pedetista consta como desligado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Conversão proibida termina em acidente entre carro e moto na Avenida Ceará

Motociclista é levado em estado grave para a Santa Casa após acidente na Avenida Tamandaré

Retirada de fórmulas infantis mudará de local em Três Lagoas na próxima semana

De faturista a mecânico, Funsat oferta 1,7 mil vagas de emprego na próxima semana

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Incêndio assusta segurança de empresa no Indubrasil

Últimas Notícias

Transparência

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Propostas serão abertas em 27 de junho

Esportes

Neymar testa positivo para covid-19 e é afastado pelo Santos

Jogador já não entraria em campo contra o Fortaleza porque está suspenso

Trânsito

VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente é sepultado com homenagens em Campo Grande

Jovem de 21 anos morreu em colisão no bairro Nova Campo Grande

Mundo

Hamas ameaça segurança de refém após cerco de Israel na área onde ele está aprisionado

Segundo o Ministério da Saúde palestino, pelo menos 95 pessoas foram mortas nas últimas 24 horas