O governador eleito tentará evitar que prefeito do PMDB seja candidato à presidência da associação

Marcada para o próximo dia 16 de janeiro de 2015, a escolha da nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que congrega 77 das 79 prefeituras do Estado, pode ter chapa única. Esta é a intenção do governador eleito, (PSDB).

A revelação foi feita pelo futuro chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, importante articulador político de Reinaldo, que inclusive já foi diretor da associação, quando o tucano era o presidente do órgão, entre 2001 e 2003. “O governador não tem um candidato na Assomasul. Quem vota são os prefeitos, e hoje existem dois candidatos”, disse o secretário.

Por enquanto, estão na disputa o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), e o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB), que conta com a simpatia de Reinaldo e com o apoio do atual presidente, Douglas Figueiredo (PDT), prefeito de Anastácio.

“O Sérgio do PMDB, é nosso amigo, e o Juvenal Neto, que é do nosso partido. Votam 77 prefeitos, porque Costa Rica e Bodoquena são desfiliados. Lá é uma coisa particular dos prefeitos. Logicamente vamos buscar um entendimento para uma candidatura única, para o órgão sair fortalecido. Esse é o entendimento do governo e vamos tentar isso”, revelou de Paula.

“O Neto é humilde, de diálogo, e com certeza possui características que vai unir os municípios. O que ele quer é agregar, e a chapa tem espaço para receber todos aqueles que desejarem participar de uma gestão que será compartilhada”, definiu Douglas.

O atual presidente chamou a atenção também para as bandeiras que a associação defende, como combater a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) utilizando a cota constitucional dos municípios e o fortalecimento dos consórcios que regionalizam ações entre cidades da mesma região geográfica.

Ao Jornal Midiamax, Neto revelou que a partir de janeiro, quando a entidade volta de recesso, vai tentar construir um consenso em torno de sua candidatura. Segundo ele, seu grupo já tem o apoio de pelo menos 50 prefeitos. Barbosa falou em 25 chefes do Executivo municipal no seu time.

As eleições estão marcadas para o dia 16 de janeiro, na sede da entidade na Capital. O mandato para o biênio 2015-2016 começa no dia 30 de janeiro.