O presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Joenildo de Sousa Chaves, se reuniu na manhã de hoje (14) com o governador do Estado, , e o deputado estadual Jerson domingos na governadoria, em . Dentre os assuntos discutidos, ele abordou sobre a digitalização dos , redução do número de servidores nas comarcas e aumento do duodécimo.

Joenildo solicitou aumento do percentual do duodecimo, que hoje está em 6,8%, o que equivale a R$ 34 milhões. Ele defende um reajuste para 8%, chegando ao valor de R$ 38 milhões.

O presidente do TJMS alega que com o aumento será possível nomear pessoas que fizeram concursos e contratar mais servidores e juízes para atuarem nas comarcas do Tribunal de Justiça. O governador informou que na próxima semana fará outra reunião para definir a proposta.

Joenildo também contou que não pretende fazer concurso público, já que a sua principal meta é elaborar o cartório digital. Com isso, ele acredita que haverá diminuição do quadro funcional, reduzindo de cinco para apenas um servidor em cada comarca.

O presidente pensa em iniciar o “sonho” ainda neste ano. Além de digitalizar o sistema, ele pretende centralizar em um cartório os principais atendimentos. Joenildo também pretende manter o horário de funcionamento de apenas meio período do judiciário.