Pular para o conteúdo
Política

Precisando de dois, Bernal tem duas secretarias para doar em troca da absolvição

Na luta para escapar da cassação, Bernal conseguiu dois votos doando secretarias e ainda tem outras duas para oferecer.
Arquivo -

Na luta para escapar da cassação, Bernal conseguiu dois votos doando secretarias e ainda tem outras duas para oferecer.

As secretarias da Juventude e de Políticas Públicas para Mulheres estão encalhadas há sete meses, desde que foram criadas pelo prefeito. Todavia, ao contrário da população, que corre o risco de perder projetos do Governo Federal, Bernal pode ter  bom lucro com a demora para indicar os responsáveis pelas pastas.

A uma semana do julgamento da Comissão Processante, que pode cassar o mandato dele, o prefeito está correndo contra o tempo para preencher os cargos e, consequentemente, se livrar da degola por vias políticas. Bernal começou a corrida por aliados com seis vereadores, mas com a doação de secretarias, já contabiliza oito, faltando apenas dois para derrubar a Comissão Processante.

Nos últimos dias, Bernal ganhou a simpatia dos vereadores Paulo Pedra (PDT) e Dr. Jamal (PR) depois que doou o IMPCG e a Agência Municipal de Habitação. Jamal foi o primeiro agraciado, tendo a incumbência de indicar Lilian Maksoud para o IMPCG. Já Paulo Pedra, mesmo correndo o risco de perder o mandato em breve, já que continua na Câmara com liminar, recebeu de Bernal a Emha como garantia do voto contra a cassação. O partido indicou Dirceu Peters para a Agência de Habitação.

Na corrida para fugir da cassação, Bernal já conversou com outros três partidos, que também podem tomar uma decisão nos próximos dias, quando olharem o Diário Oficial de : PSDB, PSB e PTB. Dos três partidos, Bernal deve ter mais facilidade com o PTB, que pediu a Agetran em troca do voto. Bernal e o presidente estadual do PTB, Ivan Louzada, só não fecharam acordo por desconfiança.

O prefeito só aceita nomear o indicado do PTB depois da votação e Louzada não concorda. Também pesa contra a aliança o fato de Bernal não abrir mão dos comissionados que já garantiram cargo na prefeitura. O PTB não aceita apenas o cargo de diretor-presidente e também quer indicar servidores.

O prefeito já tentou entregar a Secretaria da Juventude para o PSB, mas o vereador Carlão (PSB) não quis. Ele só aceita integrar a base de sustentação se Bernal criar uma Secretaria de Assuntos Fundiários, o que não deve acontecer neste ano. Inseguro, Carlão chegou a dizer que aceita acordo se Bernal assinar documento.

Com medo de contar apenas com 10 e perder de novo, como na ocasião em que a Câmara decidiu se abriria ou não a Comissão Processante, Bernal foi aconselhado a trazer pelo menos 12 para a base. Neste caso, ainda tenta investir no PSDB, de Rose Modesto e João Rocha.

Para trazer Rose e João Rocha para o grupo, Bernal terá que fazer um esforço ainda maior. Ele já ofereceu a Secretaria de Educação para os tucanos, mas não conseguiu acordo. A vereadora Rose Modesto explicou que o partido não quer apenas o cargo, mas autonomia para implantar um programa de governo. A primeira mudança sugerida seria a transferência dos Ceinfs para a Secretaria de Educação. Hoje, eles são administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

O prefeito tem até o dia 30 de dezembro para conquistar 10 votos e fugir da degola. Entretanto, para chegar a uma maioria, que garanta aprovação de projetos polêmicos, Bernal precisará de 15 aliados. Sabendo disso, está agindo com cuidado para não gastar todos os cargos e não ter o que oferecer mais para a frente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional