Pular para o conteúdo
Política

Ministério Público pressiona Câmara e Bernal deve enfrentar nova Comissão Processante

O MPE notificou o Legislativo campo-grandense para tomar providências com relação a atos de improbidade administrativa apontados pelo TCE-MS em movimentações de recursos feitas pelo prefeito.
Arquivo -

O MPE notificou o Legislativo campo-grandense para tomar providências com relação a atos de improbidade administrativa apontados pelo TCE-MS em movimentações de recursos feitas pelo prefeito.

O prefeito (PP) está fazendo de tudo para derrubar a Comissão Processante criada na Câmara para investigar o possível favorecimento a três empresas. Ele já recorreu várias vezes à Justiça para derrubar a comissão, sempre alegando ilegalidade na formação, sem provar que é inocente.

A tática de Bernal está prorrogando o depoimento e conclusão dos trabalhos. Todavia, ele pode sofrer nova investigação nos próximos dias. Nesta quinta-feira (12) a Comissão de Finanças da Câmara recebeu uma notificação do Ministério Público Estadual (MPE) solicitando providências contra os remanejamentos feitos pelo prefeito, sem autorização da Câmara.

A vereadora Grazielle Machado (PR), presidente da Comissão de Finanças, explica que o Ministério Público voltou a pedir providências da Câmara, desta vez baseado no parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela diz que o Ministério Público analisou todos os documentos enviados ao Tribunal de Contas do Estado e agora concluiu que há irregularidade.

“Em janeiro, quando fui notificada pelo próprio Ministério Público, encaminhei tudo ao TCE. Agora, chegou o parecer do MPE, em quatro volumes, dizendo que tudo passou por perícias do instituto de laudos, indicando improbidade administrativa. Eles estão pedindo providências da Câmara”, detalhou.

Com o pedido do Ministério Público, a Câmara vai se reunir com os vereadores para decidir o que será feito. Grazielle explica que a própria Comissão de Finanças pode solicitar a abertura de uma nova Comissão Processante, para que a Câmara não responda por omissão. Grazielle salienta que não caberá à Câmara fazer uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) porque já há subsídios e respaldo legal e técnico do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual.

Além de notificar a Câmara, o Ministério Público, por meio das 29ª, 30ª e 31ª Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social de , ajuizou no Poder Judiciário uma Ação Civil Pública com um pedido liminar para afastar do cargo o prefeito Alcides Bernal e o secretário Wanderley Ben Hur da Silva (Planejamento, Finanças e Controle).

Segundo as Promotorias, Bernal e Ben Hur foram responsáveis por um prejuízo ao erário no valor de R$ 110,4 milhões. Os promotores de Justiça Fabrício Proença de Azambuja, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha e Henrique Franco Cândia argumentam que o prefeito cometeu improbidade administrativa por conta de irregularidades na abertura de créditos suplementares sem autorização legislativa, além de remanejamentos, transposições e transferências orçamentárias sem a respectiva anuência legal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

br-163 duplicação

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

‘Sem chão’, diz mãe de rapaz atacado por 3 pit bulls que teve artéria rompida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Murilo Huff expõe bastidores de briga judicial com Dona Ruth: ‘Foi ignorado’

Últimas Notícias

Cotidiano

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

A felina escapou de casa na noite deste domingo (13)

Sem Categoria

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor

Mundo

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Indiano era conhecido como "Tornado de Turbante"

Cotidiano

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

No último sorteio, 36 apostas de MS acertaram a quadra