Pular para o conteúdo
Política

Justiça rejeita acusações feitas por Giroto e Bernal durante campanha

A Justiça Eleitoral julgou improcedentes duas ações movidas pelo deputado federal Edson Giroto (PMDB) e pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), ainda durante a campanha eleitoral. A primeira ação foi movida por Giroto contra Alcides Bernal e o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP). A Coligação Mais Trabalho por Campo Grande, encabeçada por Giroto, acusou […]
Arquivo -

A Justiça Eleitoral julgou improcedentes duas ações movidas pelo deputado federal (PMDB) e pelo prefeito de , (PP), ainda durante a campanha eleitoral. A primeira ação foi movida por Giroto contra Alcides Bernal e o vice-prefeito Gilmar Olarte (PP).

A Coligação Mais Trabalho por Campo Grande, encabeçada por Giroto, acusou assessores parlamentares de Bernal de deixarem de trabalhar na Assembleia Legislativa para fazerem campanha eleitoral. A acusação foi baseada em fotografias tiradas dos assessores em frente ao comitê.

A defesa de Bernal sustentou que os assessores têm necessidade de conversar e receber instruções do Deputado onde ele estiver, bem como encaminhar documentos relativos ao gabinete, visto que o mandato parlamentar é de âmbito estadual e não se limita a Assembleia ou a Campo Grande.

“Diferente seria se as fotos demonstrassem os Assessores Parlamentares adesivando carros nas ruas ou empunhando bandeiras partidárias em esquinas, em dias úteis e em horário de expediente, visíveis atividades de quem francamente está trabalhando em campanha eleitoral, o que em tempos midiáticos seria facilmente obtido, se fosse verídico”, sustentou a defesa.

A Justiça ponderou que o simples fato dos assessores aparecerem nas fotografias em frente ao comitê de campanha não comprova que os mencionados servidores públicos estavam executando serviços para o comitê eleitoral do então candidato Alcides Bernal. O promotor ponderou que os assessores podiam estar apenas de passagem para que o deputado estadual e atual prefeito analisasse documentos, ou também poderiam estar fora do expediente.

Bernal contra Giroto

A Justiça Eleitoral também rejeitou a ação de Alcides Bernal contra Edson Giroto e o candidato a vice-prefeito dele, Dagoberto Nogueira (PDT). No processo Bernal pedia para que fosse apurada a responsabilidade sobre o material jornalístico de caráter calunioso, difamatório e injurioso que foi apreendido em poder de cabos eleitorais de Giroto e Dagoberto.

A coligação de Bernal protestou contra a distribuição de cópia do jornal “O Estado” feita por cabos eleitorais de Giroto. O jornal estampava a manchete: “Alcides Bernal é acusado de lavagem de dinheiro”.

A Justiça considerou que os cabos eleitorais estavam apenas distribuindo cópias de um jornal que foi amplamente disseminado na capital. Além disso, ressaltou que a matéria não foi lesiva a Bernal, visto que na reta final da campanha ele até se utilizou das ofensas dirigidas contra ele em metalinguagem irônica, como que para enfatizar que as calúnias lançadas haviam sido inócuas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

aposentadoria

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Carro capota em acidente nas proximidades da Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Após situação de emergência por aumento de síndromes respiratórias, titular da Sesau se reúne com ministro

Rosana Leite também representou a prefeita Adriane Lopes no evento de federação entre PP e União Brasil

Trânsito

Prefeitura de Ribas emite nota sobre acidente onde ônibus invadiu bar na Afonso Pena

A administração municipal lamenta o ocorrido

Política

Gerson Claro se diz honrado ao ser citado por Tereza Cristina como nome ao Senado

Deputado teve o nome citado ao Senado pela ex-ministra

Esportes

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

Internacional que vem em boa fase sob o comando de Roger Machado sofreu para vencer