A Justiça Eleitoral vai julgar Reginaldo dos Reis Nunes Rocha, o Nandinho dos Correios, em sessão desta terça-feira (24), sobre o recurso eleitoral contra a cassação de seu diploma de vereador em Bonito (MS), pelo crime de concussão – extorsão praticada por servidor público.

Investigação judicial eleitoral ajuizada pela Promotoria de Justiça Eleitoral também resultou em oito anos de inelegibilidade. Um vídeo gravado pela Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) com o Ministério Público mostra Nandinho supostamente recebendo dinheiro de extorsão – confira ao final da matéria.

Nandinho então foi preso em flagrante no dia 14 de setembro de 2012, por supostamente estar exigindo dinheiro de vereadores e ex-vereadores da legislatura 2004/2008 para liberar diferença salarial a que eles têm direito num total de R$ 49 mil para cada.

O réu argumenta que não há provas da prática de abuso de autoridade, uma vez que as testemunhas ouvidas em Juízo “foram enfáticas em afirmar que jamais lhes foi pedido que utilizassem a máquina pública, bens, serviços ou quaisquer outros favores que envolvessem a coisa pública na campanha do representado”, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral.

Além disso a defesa de Nandinho aponta que “restou incontroversa a desavença política com a ex-vereadora Maria do Carmo e que esta, inclusive, reconheceu que não foi ressarcida por falta de recursos, evidenciando a contradição entre a prova colhida pela autoridade policial e aquela apurada em Juízo”.

Ele também nega qualquer ingerência no ressarcimento de valores aos vereadores. Argumenta, ainda, que os recursos apreendidos pela polícia foram livremente doados à sua campanha, não tendo qualquer vinculação com suposta prática abusiva.

Veja o vídeo: