Pular para o conteúdo
Política

CPI do Calote cria nova queda de braço entre aliados de Bernal e de Nelsinho na Câmara

A oposição e a base de sustentação do prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara iniciaram, na sessão desta quinta-feira (23), um novo embate envolvendo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O vereador Paulo Siufi (PMDB) começou a coletar assinaturas para uma CPI com o objetivo de investigar porque o prefeito não está […]
Arquivo -

A oposição e a base de sustentação do prefeito (PP) na Câmara iniciaram, na sessão desta quinta-feira (23), um novo embate envolvendo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O vereador Paulo Siufi (PMDB) começou a coletar assinaturas para uma CPI com o objetivo de investigar porque o prefeito não está pagando fornecedores. Os aliados de Bernal aceitaram, mas novamente acusaram a oposição de pedir uma CPI restrita.

Os aliados ao prefeito Alcides Bernal dizem que não são contra a CPI, mas defendem uma investigação ampla, que inclua o processo de contratação da RDM e da Solurb. “Estou ansioso. Há muito tempo fiz requerimento sobre o contrato com a RDM e até hoje não consegui resposta”, declarou Alex do PT.

O líder de Bernal disse que não tem nenhum receio da CPI proposta por Siufi e avaliou que o parlamento está certo. “Tem que se mexer, mas vamos fazer uma CPI ampla. Nós não temos receio”, provocou.

Já a vereadora Luiza Ribeiro quer uma CPI para investigar a licitação feita pelo ex-prefeito (PMDB) para a coleta de lixo. Ela explica que o Ministério Público Estadual (MPE) já recomendou a nulidade do procedimento licitatório 066/2012 e, consequentemente, do contrato de parceria público-privada com a Solurb. “Sou a favor de uma CPI ampla. O MPE já enviou ofício exigindo revisão do contrato”, explicou Luiza.

O vereador Paulo Siufi não acatou o pedido e disse que se há recomendação, cabe ao prefeito suspender o contrato. Já o presidente da Câmara, Mário César (PMDB), ex-vice líder de Nelsinho Trad, não quis responder, dizendo que já encaminhou ofício a promotora Paula Volpe.

Com maioria na Câmara, a oposição deve criar mais uma CPI restrita. A força da maioria ligada a Nelsinho já restringiu a CPI da Saúde, que acabou virando CPI para investigar apenas irregularidades no Hospital do Câncer e no Hospital Universitário. Os contratos com a RDM e Solurb envolvem as gestões de Nelsinho e do governador André Puccinelli (PMDB).

Siufi prometeu criar uma CPI na sessão desta quinta-feira, mas não conseguiu porque os vereadores não solicitaram a prorrogação da sessão no prazo indicado no regimento: até as 11h45. O esquecimento obrigou a Câmara a seguir o regimento e encerrar a sessão antes do tempo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ops, escapou! Ao vivo, jornalista da CNN chama Bolsonaro de ‘Bozo’; veja

Bolsonaro diz não pensar em sair do Brasil para evitar prisão

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Últimas Notícias

Polícia

Briga por drogas acaba com homem esfaqueado várias vezes na cabeça e tórax em MS

Autor fugiu e não encontrado

Mundo

Otan sugere que Brasil, China e Índia pressionem Rússia para evitar tarifas

Mark Rutte sugeriu pressão em Putin para negociar acordo para evitar tarifas de 100% por Trump

Publieditorial

Campo Grande está pronta para receber um novo jeito de morar com a chegada do Soul Corpal Living Resort

O empreendimento busca atender à demanda por um projeto que ofereça não apenas boa estrutura, mas que realmente proporcione uma experiência diferenciada de viver.

Polícia

Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

Policial militar da reserva foi preso por suspeita de participar do crime, do qual namorado também é investigado