Pular para o conteúdo
Política

Vereadores apresentam emenda para tentar diminuir poder de Bernal

Um grupo de seis vereadores ligados ao atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB), está tentando diminuir o poder do prefeito eleito, Alcides Bernal (PP). A tentativa está em uma emenda apresentada ao orçamento da prefeitura para 2013, onde os vereadores solicitam que seja reduzido de 30% para 5% o percentual autorizado para a prefeitura abrir créditos […]
Arquivo -

Um grupo de seis vereadores ligados ao atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB), está tentando diminuir o poder do prefeito eleito, (PP). A tentativa está em uma emenda apresentada ao orçamento da prefeitura para 2013, onde os vereadores solicitam que seja reduzido de 30% para 5% o percentual autorizado para a prefeitura abrir créditos adicionais, sem autorização da Câmara. Atualmente, Nelsinho tem direito de aplicar o teto máximo, 30% do orçamento, em despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com a mudança, qualquer movimentação de Bernal superior a 5% teria que passar pela autorização da Câmara.

A proposta teria como autores: João Rocha (PSDB), Mário César (PMDB), Carlão (PSB) e Airton Saraiva (DEM). Um dos objetivos seria fortalecer o poder da Câmara e mostrar ao novo prefeito que ele precisa de um diálogo com a Casa antes do início de seu mandato, no dia 1º de janeiro de 2013, visto que várias votações a serem realizadas no final do ano interferem diretamente na atuação do próximo administrador. No Estado o governador André Puccinelli (PMDB) tem direito a 25% em suplementação.

O presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), confirmou que há uma emenda solicitando esta redução, mas garantiu que oferecerá a Bernal as mesmas condições dadas a André Puccinelli (PMDB) e a Nelsinho Trad (PMDB) na administração de .

“Já tive uma reunião com o Bernal. Da minha parte ele terá o respeito e o apoio para trabalhar em condições iguais aos demais. Jamais impediria o prefeito de trabalhar. Vou lutar para que ele tenha as mesmas condições que o Nelsinho teve. Temos que olhar para o desenvolvimento de Campo Grande. A eleição já acabou”, informou.

Não é a primeira vez que vereadores apresentam a proposta de diminuir a suplementação orçamentária. Porém, com esmagadora maioria, tanto André Puccinelli quanto Nelsinho, conseguiram derrubar as propostas.

O vereador Paulo Pedra (PDT) entende que os 30% dados ao prefeito é o mesmo que uma procuração em branco. Pedra defende que o prefeito solicite autorização da Câmara para investimentos caso consiga uma receita maior do que a que estimou. Ele afirma ainda que apesar de ter direito, o atual prefeito, Nelsinho Trad, nunca se utilizou dos 30%. O relator do orçamento, vereador Herculano Borges (PSC) não revelou o nome dos vereadores que apresentaram a emenda.

O vereador Carlos Augusto Borges (PSB) confidenciou que há nos vereadores o interesse de trazer para a Casa as prerrogativas tiradas quando o ex-prefeito André Puccinelli assumiu a administração Campo Grande. Segundo ele, com maioria, Puccinelli conseguiu derrubar prerrogativas como, por exemplo, a decisão sobre o valor do transporte coletivo. “Pela primeira vez temos a chance de trazer o que era dela – da Câmara – de volta”, disse Carlão ao comentar a atual independência dos vereadores, após derrota de Edson Giroto (PMDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ferro solto na pista provoca acidente na BR-262 e motorista cai em ribanceira de 30 metros em rodovia 

[ BASTIDORES ] Demorou… deixa comigo!

Governo do Rio de Janeiro criou um Grupo de Trabalho com secretários para avaliar os impactos do tarifaço de Trump nas exportações do Estado

Morre mulher que sofreu acidente de motocicleta em anel viário de MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra sensação térmica de -1°C

Menor temperatura foi registra do sul do Estado

Emprego e Concurso

Semana termina com 2 mil vagas de emprego abertas na Funsat

Mais de 200 empresas oferecem vagas distribuídas entre 130 profissões, e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

‘Nem deveria ter nascido’, diz Raul Gazolla ao relembrar morte de Guilherme de Pádua

Sincerão, Raul Gazolla revelou qual foi sua reação ao receber a notícia da morte de Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez

Polícia

Homem é preso em flagrante por furto e danos em igreja de Dourados

A ação ocorreu no Bairro Campo Belo, região sul da cidade