Em audiência com o governador (PMDB), o cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins destacou a “possibilidade de o Brasil chegar a liderar a produção mundial de alimentos”. O objetivo do diálogo foi de estreitar relações e viabilizar investimentos para empresas e intercâmbios.

Um dos temas discutidos na reunião foi o avanço do Brasil na produção mundial de alimentos. Segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os produtos agrícolas de alto consumo interno tendem a ter um aumento de produção, sobretudo devido ao avanço tecnológico.

Sobre isso, Dennis Hankins afirmou que está próxima a consolidação do País como a principal potência agrícola. “Em breve o Brasil disputará a liderança na produção de alimentos com os Estados Unidos”, salientou. As estimativas indicam que a produção de grãos deve aumentar 23% até 2021 e a área de colheita será 9,5% maior que atual.

Outra questão debatida na audiência foi o programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteiras. Na reunião, o cônsul incentivou a participação do estado nesse projeto de intercâmbio que visa estimular os processos de expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação.

Em quatro anos, o Ciência sem Fronteiras prevê conceder até 75 mil bolsas. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos MCT (Ministérios da Ciência e Tecnologia) e do MEC (Ministério da Educação), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq, Capes, Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Desde agosto no País, o cônsul informou após reunião com Puccinelli nesta segunda-feira (19), que tem visitado os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul com o intuito de se apresentar. “Minha principal prioridade era conhecer os estados que estão sob minha jurisdição e em particular os investimentos em termos de poder agrícola”, finalizou.