Pular para o conteúdo
Política

Alex do PT dá razão a Bernal e afirma que IPTU ainda é assunto do atual prefeito

O vereador Alex do PT estranhou a tentativa do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e de sua base parlamentar, de empurrar para o prefeito eleito, deputado estadual Alcides Bernal (PP) a decisão de promover mudanças nos critérios de cobranças do IPTU. Ele considerou a atitude como pura prática de oposicionismo. “Ao que se sabe, Bernal cumpre […]
Arquivo -

O vereador Alex do PT estranhou a tentativa do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e de sua base parlamentar, de empurrar para o prefeito eleito, deputado estadual (PP) a decisão de promover mudanças nos critérios de cobranças do IPTU. Ele considerou a atitude como pura prática de oposicionismo.

“Ao que se sabe, Bernal cumpre o papel de deputado estadual, portanto, a responsabilidade de executar esse tipo de política ainda é do atual prefeito. Aliás, ele próprio implantou essa política com apoio de sua base. Bernal nada em a ver com os desafios que são de alçada do prefeito que está no poder”, frisou.

Nelsinho Trad anunciou que submeterá à apreciação da equipe de transição do prefeito eleito, projetos referentes à cobrança de impostos que passam a vigorar com novos percentuais a partir do ano que vem, como o do IPTU.

Alex considera essa atitude do prefeito uma armadilha. Segundo ele, se essa “armadilha” for implementada, todo o ano legislativo deverá ser revisto a apenas dois meses do final do exercício. “Teríamos que reprogramar tudo, rediscutir, reapreciar e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual e a Proposta de Orçamento. Ora, estão brincando com coisa séria, a eleição mal terminou e já querem praticar o oposicionismo”, disparou.

O vereador se refere ao princípio da anterioridade, onde as matérias, por lei, devem ser previstas e votadas para o ano seguinte. Caso a atitude de Nelsinho se confirme, tudo deverá ser modificado ainda neste ano para valer a partir do ano que vem.

Segundo o vereador petista, o IPTU do próximo ano está dentro de uma conjuntura global estabelecida ao longo do atual exercício, tempo suficiente para que o prefeito, se quisesse, assumisse a tarefa de humanizar a carga tributária, sem que fosse preciso transferir a responsabilidade.

Alex recorda que está entre os principais defensores de mudanças na política fiscal e tributária, inclusive com projetos que aliviam a carga de impostos sobre os contribuintes, e acredita no compromisso de Bernal de implantar uma planilha justa e civilizada para que nem os cofres públicos e nem os cidadãos sejam prejudicados.

“A questão é que essa justiça fiscal não pode ser a toque de caixa. É necessária e imperativa, e estou certo que Bernal vai implementá-la. Mas para isso será necessário estabelecer uma nova conjuntura política, técnica e administrativa, o que só vai acontecer quando o novo prefeito estiver governando”, argumentou.

Ao concluir, Alex insistiu que o atual prefeito e sua base parlamentar precisam “fazer o dever de casa e aceitar as regras do jogo”. “Qualquer agente público, sobretudo vereador e prefeito, sabe que valor de imposto só pode ser definido com um exercício de antecedência. Portanto, o imposto a ser aplicado em 2013 tem que ser definido por quem está à frente do processo em 2012”, destacou.

“O que ele não pode é, como retaliação, congelar o IPTU sem alterar a conjuntura global da LDO e da proposta orçamentária, que foram desenhados pela atual administração para sustentar os mesmos parâmetros de cobrança que vêm massacrando a população. O prefeito atual teve oito anos para mudar essa política e não o fez. A derrota nas urnas talvez tenha sido a maior resposta para esse imenso gargalo social de sua gestão”, completou.

(Com Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Últimas Notícias

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira