Pular para o conteúdo
Política

Vereador sugere desoneração tributária para genéricos

A desoneração tributária dos medicamentos genéricos em Mato Grosso do Sul é necessária e pode ser viável, desde que todas as partes responsáveis pela estrutura de fabricação e comercialização dos produtos celebrem um acordo. A opinião é do vereador Alex, líder do PT na Câmara Municipal de Campo Grande, ao manifestar a preocupação com o […]
Arquivo -

A desoneração tributária dos medicamentos genéricos em Mato Grosso do Sul é necessária e pode ser viável, desde que todas as partes responsáveis pela estrutura de fabricação e comercialização dos produtos celebrem um acordo. A opinião é do vereador Alex, líder do PT na Câmara Municipal de Campo Grande, ao manifestar a preocupação com o encarecimento de alguns itens da farmácia básica, principalmente em função da incidência de encargos tributários.

A utilização do PMC (Preço Máximo ao Consumidor) pelo governo estadual é um dos fatores determinantes para tirar o genérico da prateleira social e remetê-lo às regras convencionais de mercado. “É o conceito do lucro presumido, que impede a política tributária de ser exercida pelo viés do caráter social”, avalia Alex. Além disso, ele cita que recentemente os postos de saúde ficaram sem remédios contra a hipertensão e o diabetes, produtos que não podem faltar nos estoques da saúde pública, mas que foram garantidas para a população nas farmácias populares, o que confirma a necessidade de um tratamento tributário diferenciado.

“Na rede privada, quando há escassez de oferta e excesso de procura, a lei de mercado impõe a alta dos preços. Por isso é fundamental haver estoque de remédios nas farmácias básicas e manutenção dos preços populares”, enfatiza o vereador petista. Alex propõe que o problema seja submetido ao governador André Puccinelli e que fabricantes, distribuidores, donos de farmácias e laboratórios se reúnam com o secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, para encontrar uma solução.

“A solução que defendo é a desoneração dos componentes da massa tributária que incide nos produtos. Os genéricos foram criados para ser vendidos a preço de fábrica, não pelo valor do lucro presumido. A política tributária precisa ser guiada pelo caráter social, como fez a presidenta Dilma ao liberar o acesso aos remédios contra hipertensão e diabetes nas farmácias populares”, argumentou. “E já está definido que em breve esse benefício será estendido a quem sofre de pressão alta e doenças cardíacas”.

Acordo

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o valor definido como referência ao preço-limite que o estabelecimento varejista pode praticar em operações com o consumidor final. Para o vereador Alex, o governo estadual precisa assumir o viés social e inclusivo da economia estadual no contexto da política tributária e, assim, desonerar os medicamentos genéricos.

Em abril de 2007, o Estado de , mediante o Protocolo nº 12, firmado em conjunto com Mato Grosso do Sul, iniciou o retorno da substituição tributária nas operações de remessa de diversos tipos de medicamentos. Semelhantes convênios foram celebrados por São Paulo, principal pólo fabricante de remédios, com os estados de Alagoas e . Os protocolos de Mato Grosso do Sul e Alagoas não preveem reciprocidade, ou seja, somente as vendas de São Paulo para esses estados se submetem à substituição tributária, não as vendas destes estados para São Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira