Lideranças petistas e peemedebistas defendem uma possível aliança entre as duas siglas que são co-irmãs em âmbito nacional e arquirivais em Mato Grosso do Sul. O presidente regional do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues, vê essa possível coligação como impossível tanto é que brincou em seu twitter dizendo que “juntar PMDB e PT, aqui no MS, é o mesmo que tentar cruzar jaboti com anta”.
Essa possibilidade de uma aliança entre o PT e PMDB no Estado para as eleições de 2012 a 2014 foi descartada pelo deputado estadual Paulo Duarte. “Eu não vejo possibilidade de união pela forma que se deu as últimas eleições. Hoje eu vejo o interesse maior do PMDB em coligar com o PT do que o contrário. O PMDB não tem candidato forte para o governo do Estado já o PT tem que é o Delcídio”, explica o petista.
O Partido dos Trabalhadores em Campo Grande possui quatro nomes para disputar as eleições municipais são eles: do ex-governador Zeca do PT, o deputado federal Vander Loubet, o deputado estadual Pedro Kemp e o ex-deputado estadual Pedro Teruel. Teoricamente com esses nomes não haveria necessidade de coligar com o PMDB que é hegemônico há 20 anos no comando da capital morena.