Em MS, PT, PMDB, PSDB e DEM já articulam alianças de olho nas prefeituras
A mais de um ano da eleição que definirá novos prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras, os principais partidos políticos do país já estão mergulhados nos preparativos para a corrida. De um lado, estão os governistas que defendem o fortalecimento partidário e tentam assegurar a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Do outro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A mais de um ano da eleição que definirá novos prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras, os principais partidos políticos do país já estão mergulhados nos preparativos para a corrida.
De um lado, estão os governistas que defendem o fortalecimento partidário e tentam assegurar a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
Do outro lado estão os oposicionistas que tentam manter o controle nas principais cidade e capitas e ainda tentando viabilizar a candidatura do seu candidato para 2014.
Em Mato Grosso do Sul, a coisa é um pouco diferente: o PMDB do governador André Puccinelli é rival do PT de José Orcírio Miranda dos Santos, “Zeca do PT” e, juntos tentam se engalfinhar pelo comando das principais cidades e do Estado.
Em âmbito nacional os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PMDB, Valdir Raupp, devem priorizar o crescimento partidário.
No PT, a ordem é antecipar o calendário eleitoral e definir as candidaturas nas principais cidades do país antes do fim deste ano.
Ontem, durante reunião do PT ficou definido que os pré-candidatos a prefeitos de Campo Grande, serão Zeca do PT, Vander Loubet, Pedro Kemp, Pedro Teruel e também ficou acordado que em último recurso haverá prévias.
Já no lado PMDB existe uma indefinição se a sigla terá candidatira própria para disputar as eleições municipais de Campo Grande.
Os principais caciques André Puccinelli e o prefeito Nelson Trad Filho defendem que o PMDB tenha candidato próprio, mas dizem que o partido irá fazer uma pesquisa para ver quais os políticos que pertencem ao arco de aliança de André estão melhores preparados para disputar o pleito.
Os candidatos pelo PMDB são o secretário de Habitação Carlos Marun, o deputado estadual Marquinhos Trad, o vereador Paulo Siuffi e o vice-prefeito Edil Albuquerque.
No entanto, os caciques peemedebistas dizem que pode ser um político da base aliada. O próprio governador disse que pesquisas definiram o candidato a prefeito de Campo Grande. Se caso for um aliado o que mais teroa chance e o deputado federal Edson Giroto(PR)- homem de confiança do André.
O parlamentar já disse que é pré-candidato a prefeito de Campo Grande. Do lado oposicionista, existem três frentes que já se lançaram pré-candidatos,são eles: o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) e vereador Atayde Nery (PPS).
As três siglas em âmbito nacional são de oposição ao governo Dilma, mas agem em MS como aliados governo André.
O tucano Azambuja já disse que será candidato a prefeito de Campo Grande independente dos combinados políticos. ” Quem apostar que o PSDB não terá candidato a prefeito de Campo Grande, vai perder”, desafia o parlamentar.
O trabalho do tucano está tão intenso que o senador Aecio Neves- pré-candidato à presidência da Republica em 2014 – virá para Mato Grosso do Sul para fortalecer o partido e em troca as lideranças estaduais o apoiaram nas próximas eleições. Detalhe: MS deu vitório ao tucano José Serra, ano passado, nas eleições presidenciais.
Atualmente, o PSDB controla 800 municípios em todo o País.
Para 2012, o objetivo é ultrapassar 900. Para isso, o partido está conduzindo uma avaliação cuidadosa do cenário eleitoral, Estado por Estado. A sigla tentará compensar o fato de ter assistido à derrota de alguns de seus principais líderes regionais na eleição do ano passado.
O quadro ainda é incerto em relação a algumas legendas, como o DEM, que viu parte de seus quadros se transferirem para o PSD, nova legenda que está sendo criada pelo prefeito Gilberto Kassab.
Em Mato Grosso do Sul, o candidato a prefeito de Campo Grande é o deputado Mandetta que está viajando pelo interior do Estado tentando fortalecer a sigla.
Recentemente, o partido perdeu uma de suas mais importantes lideranças, o prefeito de Dourados Murilo Zauith, que migrou para o PSB já como chefe do diretório estadual.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Criança se afoga em piscina e é socorrida com parada cardiorrespiratória por vizinho em Anastácio
Este é 3° caso de afogamento com criança em MS, o 2° em 2025
Operário Caarapoense desafia o América-RN na estreia da Copinha 2025
Competição começa nesta quinta-feira (2), mas estreia do Operário AC será na sexta-feira (3). Já o Dourados joga no sábado (4)
Menino de 3 anos morre afogado enquanto brincava em caixa d’água em Caarapó
Vítima recebeu massagem cardíaca, mas, não resistiu
Copa São Paulo abre hoje temporada do futebol brasileiro em 2025
“Copinha” tem novidades com jogos gratuitos e entrada no estádio por reconhecimento facial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.