Em reunião realizada às 9h desta segunda-feira (06), o Diretório Estadual do PMDB ratificou a decisão do Diretório Municipal de Dourados de ter candidato do partido concorrendo ao cargo de prefeito na eleição do início do ano. A decisão do diretório local foi de lançar um nome do partido com base em pesquisa quantitativa e qualitativa realizada entre os eleitores de Dourados.

O Diretório Estadual será responsável por monitorar o processo de escolha do candidato, inclusive participando diretamente na escolha do instituto que fará a sondagem e acompanhando de perto tal trabalho. O governador do Estado, André Puccinelli, também participou da reunião e reafirmou que a decisão do partido é a sua decisão, se dispondo a apoiar o candidato escolhido pelo PMDB. “Como já disse em outra ocasião, o projeto do partido para Dourados terá meu apoio pessoal, seja ele qual for”, relembrou.

A pauta foi trazida pelo presidente municipal do partido em Dourados, Laudir Munaretto, que informou sobre a concordância dos demais correligionários douradenses. O deputado federal Geraldo Resende confirmou não haver controvérsia no diretório municipal quanto à decisão e reforçou o pedido de acompanhamento do Diretório Regional do Partido. “Estamos todos de acordo nos termos e condições da escolha do candidato do partido e queremos o acompanhamento do Estadual para que não paire dúvidas sobre o processo”, enfatizou.

Segundo Laudir Munaretto os possíveis candidatos do PMDB, bem como os membros do diretório, concordaram com o projeto e ressaltou que apenas o deputado federal Marçal Filho não foi consultado por estar em missão oficial da Câmara Federal fora do País e deve chegar ainda nesta semana. Mas segundo Geraldo Resende ele não deve discordar, pois já teria lhe dito pessoalmente que não pretende se candidatar ao cargo.

O partido determinou como prazo o dia 15 de dezembro para quem quiser inscrever o nome na pesquisa, levando em conta para isto, a ausência do deputado Marçal. Por enquanto estão em discussão os nomes de Geraldo Resende e Délia Razuk, que atua no cargo por interinidade neste momento.

O Presidente Estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, aceitou a convocação para compor uma comissão do Diretório Estadual com a finalidade de monitorar as etapas da escolha que devem começar em breve. “Estou viajando após o almoço para Brasília para uma reunião do Partido sobre a formação de candidatos para 2014 pela Fundação Ulysses Guimarães, mas assim que chegar, na quarta-feira, começo trabalhar no que está combinado”, disse.

Em uníssono com o governador André Puccinelli, Esacheu Nascimento conclamou os presidentes de diretórios de outros municípios a trabalharem para o candidato do partido à Prefeitura de Dourados. “Esta eleição é atípica, pois não acontece nos demais municípios, isto permite que o partido de todas as localidades se empenhe em favor do correligionário”, declarou o presidente.