Justiça Eleitoral de Corumbá termina hoje entrega de urnas

A Justiça Eleitoral encerra hoje, 1º de outubro, a entrega das 241 urnas eletrônicas para os presidentes de mesa de todas as seções da 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário. A retirada do material teve início ontem, 30 de setembro, e acontece na sede do Fórum Eleitoral, na rua Duque de Caxias, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Justiça Eleitoral encerra hoje, 1º de outubro, a entrega das 241 urnas eletrônicas para os presidentes de mesa de todas as seções da 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário. A retirada do material teve início ontem, 30 de setembro, e acontece na sede do Fórum Eleitoral, na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de Fátima. O material pode ser retirado no período das 08h às 19 horas.

O “kit eleição” entregue aos presidentes contém os materiais necessários para o funcionamento das seções. São cadernos de votação; boletins; lacres; senhas para distribuição ao término do horário em caso de filas; crachás; envelopes; réguas; lápis; vale refeição para cada um dos quatro integrantes da seção (presidente; 1º e 2º mesários e secretário) e vale combustível para garantir o deslocamento do presidente de mesa com as urnas.

Depois de retirada do Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas passam a ser de inteira responsabilidade do presidente de mesa. O equipamento está completamente inoperante e só funcionará no dia da eleição.

No domingo, 03 de outubro, a instalação das urnas nas seções é feita com uma hora de antecedência para testes e emissão da zerésima (documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado. É impresso após o procedimento de inicialização da urna eletrônica). Se houver necessidade de troca de equipamento, é efetuada a mudança em tempo hábil. A votação começa às 08h e vai até 17 horas.

Pela 7ª zona eleitoral, são 40.541 eleitores cadastrados em 138 seções e 39 locais. Na 50ª são 38.903 eleitores em 123 seções de Corumbá e Ladário distribuídas em 32 locais de votação.

Ordem do voto

Este ano o eleitor começará votando para deputado estadual; na sequência  o voto será para deputado federal; posteriomente para senador (1 e 2 na ordem); governador e  finaliza com presidente da República.