Obras de restauração do pavimento no anel viário de Campo Grande, entre os quilômetros 468 e 484 da BR-163, têm causado transtornos aos motoristas e caminhoneiros que trafegam pelo trecho na Capital sul-mato-grossense. Na tarde desta quarta-feira (9), chegou ao Jornal Midiamax relato sobre engarrafamento e demora para liberar a via no sistema “Pare e Siga”.
Conforme caminhoneiros que passavam pelo trecho, a demora já ultrapassava 40 minutos, ocasionando em atrasos e uma fila quilométrica de veículos esperando para passar. “Nós ficamos lá 40 minutos parados, em um sol violento e sinalização zero. Estava tudo parado na BR”, comentou o empresário Tiago Adames, de 52 anos, que possui empresa na região, e costuma passar pelo trecho com frequência.
A principal reclamação foi em relação ao horário escolhido para tocar a obra. “Por que não fazem de madrugada, que não tem movimento? Que dá pra controlar o tráfego rápido? Eles fazem nos piores horários, de manhã cedo e começo de tarde. Isso aí atrasa o campo-grandense”.
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Segundo a MSVia, responsável pelas obras no local, tráfego urbano e rodoviário se encontram no ponto citado pelos motoristas, ocasionando em um fluxo mais intenso. Isso resulta na necessidade de paradas frequentes, devido à alta circulação no trecho.
“Vale ressaltar que o tráfego urbano é significativamente diferente do tráfego rodoviário. No anel viário, esses dois fluxos se encontram e [o fluxo urbano] acaba se misturando ao fluxo contínuo e veloz, típico das rodovias. Isso resulta em um aumento no número de veículos e eleva a possibilidade de congestionamentos, especialmente durante as obras”, justifica a concessionária.
Sobre a falta de sinalização, a MSVia respondeu que todos os trechos estão devidamente sinalizados e reforça aos condutores que redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao se aproximarem dos locais em obras.
Os serviços são executados das 9h às 16h, com a técnica de microfresagem e aplicação de TSD (Tratamento Superficial Duplo), com asfalto modificado por borracha. Essa tecnologia garante mais aderência ao pavimento, além de aumentar a durabilidade da pista e proporcionar mais conforto aos condutores.
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