A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul informa que exige um semáforo no cruzamento da Rua Água Azul com a Avenida Alexandre Herculano (anel viário da BR-163), no Jardim Veraneio de Campo Grande.
De acordo com a Defensoria, ser um local com muitas entradas, perigoso para as pessoas, é necessário a instalação urgente de um ou mais semáforos nesse trecho.
O órgão fez procedimento para apuração preliminar (PAP), na 40ª Defensoria Pública de Direitos Coletivos de Campo Grande. Ainda de acordo com a Defensoria, será enviado ofícios a órgãos como o governo estadual e a prefeitura de Campo Grande e à empresa CCR MSVia, concessionária que administra a rodovia BR-163, para solicitar providências.
“São bastante comuns os acidentes de trânsito no cruzamento, inclusive fatais. Diante disso, a implantação de semáforo resolveria de forma plena o problema de mobilidade”, argumenta o defensor público Amarildo Cabral, titular da 40ª Defensoria da capital e quem está conduzindo o PAP, chamado de “Sinal Verde”. Ele também poderá oficiar as Polícias Militar e Civil para ter a dimensão exata dos panoramas atual e pregresso de acidentes no local.
Com previsão de que o quilômetro 485 da rodovia BR-163 receba um viaduto, a obra não foi concluída nem em 30% até o último trimestre do ano passado, conforme noticiado pela imprensa local à época. De acordo com Cabral, a sinalização semafórica é capaz de ser mais rapidamente colocada em funcionamento do que o viaduto e será uma forma efetiva de aumentar a segurança de pedestres e de pessoas que circulam pelo local nos mais variados veículos, como bicicletas, motos, carros e caminhões.