Pane em semáforos no cruzamento entre as ruas Rui Barbosa e Dom Aquino, tumultua e deixa o trânsito confuso na região central de Campo Grande. Sem sinalização adequada, pedestres, motoristas e motociclistas encontram dificuldades para passarem pelo local.

Comerciantes da região afirmam que o problema começou na última quarta-feira (17), e desde então, várias equipes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) estiveram no local, na tentativa de resolver o problema, que persiste ainda nesta terça-feira (23).

“O problema começou na quarta-feira. O semáforo da Dom Aquino parou de funcionar. Depois disso, equipes da Agetran começaram a vir, mas o problema se estendeu para os outros semáforos do cruzamento e não só o de veículos, o de pedestre também está com defeito”, diz um comerciante da região.

Um outro empresário contou à reportagem que as panes nos semáforos são comuns nesse cruzamento. “Isso acontece direto, principalmente nesse semáforo da Dom Aquino. Aqui fica uma loucura, com trânsito bastante confuso, pedestres passando sufoco. Quase são atropelados a toda hora”, relata.

Conforme os relatos, equipes da Agetran acompanham a situação. Na tarde desta quinta-feira, os semáforos voltaram a funcionar, com exceção da sinalização eletrônica para pedestres, que permanece com defeito.

“Tá difícil atravessar. Temos que ficar bem atentos porque a sinalização não funciona. Isso é complicado porque existe uma secretaria, um setor para cuidar exclusivamente disso. Não tem motivo para ficar nessa situação”, diz a professora aposentada Soraia Campos, de 56 anos.

Uma idosa também enfrentou problemas para atravessar o cruzamento. “Tá muito difícil e perigoso”, ressalta.

Furto e fio e ninho de aves

Segundo a Agetran, a pane nos semáforos é provocada por dois fatores isolados: um deles, os tão denunciados furtos de fiação. O segundo, um tanto quanto inusitado: a construção de ninho de aves.

Ainda de acordo com a pasta, desde o início de junho foram registrados mais de 50 ataques de grande porte a fiação elétrica e 25 pequenos ataques, que comprometeram a alimentação do dispositivo semafórico.

Sobre a participação das aves, a Agetran afirma que ninhos são formados no braço da estrutura e dentro de grupos focais com leds.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito destaca que registra apenas os danos aos semáforos, não sendo possível responder se houve avaria na rede de telefonia ou elétrica das concessionárias.

Matéria editada às 16h35 para acréscimo de informações.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.