Anda de ciclomotor? Condutores devem regular CNH e licenciamento a partir deste mês
Conatran aprovou nova resolução para segurança classificando ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir deste mês de novembro, os condutores de ciclomotores devem regular o registro e licenciamento do veículo para circular em Campo Grande e outras cidades brasileiras. A nova regra do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece critérios para segurança nas vias e ciclovias.
Com publicado em junho deste ano, diante do aumento significativo da circulação destes veículos, principalmente fora da ciclovia, a União determinou novas diretrizes e ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito).
Segundo o regulamento em vigor, os ciclomotores, com velocidade entre 32 e 50 quilômetros por hora e movidos por aceleradores, terão, obrigatoriamente, de trafegar na rua e emitir placa, licenciamento e condutores terão de ter habilitação específica para o uso, neste caso, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A ou AAC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
A resolução do Contran prevê um prazo: entre 1° de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2025 seus proprietários podem apresentar os documentos para obter registro e licenciamento. As fiscalizações ficarão sob responsabilidade dos órgãos de fiscalização que atuam na área, por exemplo, em Campo Grande, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Não é necessário CNH
A resolução indica que para pilotar um ciclomotor, é preciso habilitação categoria A, para motocicletas, ou uma autorização ACC, específica para este tipo de veículo. Já condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não necessitam de qualquer tipo de documentação. E, como previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), podem usar as ciclovias ou ciclofaixas nas cidades.
Como tirar a CNH ou ACC?
Os critérios para tirar ambas categorias da carteira são os mesmos, o condutor deve:
- Ser maior de 18 anos;
- Ter documento de identidade;
- Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Ter comprovante de residência
Com os documentos, o interessado deve iniciar o processo de retirada do documento para conduzir o veículo no Detran ou no Centro de Formação de Condutores. O aluno passará pelos mesmos processos de quem está tirando CNH para carro ou moto: exame psicotécnico e médico, curso teórico, prova de legislação, curso de prática veicular e o exame final de direção.
O candidato tem um ano para concluir e obter o registro, caso não consiga e extrapole os 12 meses, o processo deve ser reiniciado.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.