Pular para o conteúdo
Trânsito

Dispositivo sonoro de semáforo inteligente auxilia pedestres em Dourados

Atravessar um dos cruzamentos mais movimentados da região central de Dourados, na Avenida Marcelino Pires com a Rua Hayel Bon Faker, a partir desta segunda-feira (22) ficou mais fácil para os pedestres.  O local agora conta com um botom sonoro que ajuda principalmente os deficientes visuais. O dispositivo foi instalado pela Agetran (Agência Municipal de […]
Arquivo -

Atravessar um dos cruzamentos mais movimentados da região central de , na Avenida Marcelino Pires com a Rua Hayel Bon Faker, a partir desta segunda-feira (22) ficou mais fácil para os pedestres.  O local agora conta com um botom sonoro que ajuda principalmente os deficientes visuais.

O dispositivo foi instalado pela (Agência Municipal de Transporte e ), em atendimento à resolução do Contran (Conselho Nacional do Transito) e ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduto) com o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

Segundo a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto, apertando o botão por três segundos, o sistema entende que um pedestre está aguardando para atravessar a via. Em alguns segundos ele fecha todos os sinais e com um sinal sonoro, além do sinal verde, a passagem é liberada.

“São dois pontos, um deles é que a pessoa com deficiência visual consegue, através do som que é constantemente emitido, chegar até o semáforo, acima do botão há as instruções em braile, ele aperta e um novo som indica a abertura. O outro ponto é que qualquer pessoa consegue fazer a travessia com muito mais segurança”, explica a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto.

Para a presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Gislaine Cristina Pinheiro de Lima, a ação é um avanço para acessibilidade e inclusão da população PDC de Dourados. “Essas tecnologias são fundamentais para garantir a segurança, boas condições de mobilidade urbana, e sobretudo o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O CMDPD continuará exercendo sua função no acompanhamento, monitoramento e das políticas destinadas à pessoa com deficiência no município de Dourados”, comenta a presidente.

A Agetran realiza um estudo de fluxo para identificar outros pontos para instalação de mais botoeiras sonoras. “Fizemos um estudo no ano passado, mas com a pandemia o fluxo também mudou, por isso vamos reavaliar os levantamentos, para que os locais com maior número de pedestres sejam beneficiados com o dispositivo”, detalhou Mariana.

O equipamento emite um som superior aos ruídos do ambiente para que a pessoa com deficiência visual, por exemplo, consiga entender que próximo dali existe uma faixa de pedestre.  A resolução nº 704 de 10/10/2017 do Conselho Nacional de Trânsito determina que o sinal sonoro deve ter intensidade de 10 dBA acima do ruído momentâneo mensurado no

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Populares ‘depenam’ carro abandonado no Jardim das Cerejeiras após furto

Campus de Três Lagoas da UFMS

UFMS vira alvo de ação da DPU após deixar mais de 2,2 mil universitários sem refeição

Terreno alvo de incêndios para venda de fios de cobre volta a pegar fogo no Sayonara 

Ford Navesa Realiza Lançamento do Novo Territory em Evento Exclusivo

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

irmao eliza samudio 2

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

Febre na internet, lojista vende 20 mil bandejas de morango em uma manhã em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores realizam manifestação contra caminhões que desviam de fiscalização na BR-262 em Campo Grande

A manifestação acontecerá nesta sexta-feira (25), às 11h

Mundo

Irã diz estar pronto para negociar programa nuclear, mas EUA devem reconstruir confiança

Kazem Gharibabadi, vice-ministro de Relações Exteriores do país, pontuou que o respeito ao Irã é a medida chave para negociação

Transparência

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Parecer afirma que laudo pericial não comprova desequilíbrio econômico-financeiro

Brasil

GO: Aluna de medicina tem bolsa suspensa após ostentar viagens no Tik Tok

A mãe da estudante é servidora pública estadual e advogada responsável pelo caso