Pescadores e empresários protestam na BR-262 na manhã deste sábado (22) pela alteração do decreto e contra o aumento do (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da gasolina em MS. Os manifestantes fecharam a rodovia entre Miranda e Corumbá entre as 6 e 11 horas da manhã.

Um empresário do turismo, Reginaldo Suciri, conta que os manifestantes pedem uma alteração no decreto Cota Zero para a liberação da pesca de um exemplar para amadores, por conta do hábito de moradores ou até de turistas que vêm para MS e querem pescar.

“Ano passado eu tinha quase 20 viagens fechadas, esse ano são só quatro. É que o turista quer pescar e levar o peixe para comer com as famílias, esse é o prazer, é diferente de comprar na peixaria”, explica.

Os manifestantes pedem a publicação de mudanças no Cota Zero. No início de fevereiro, o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, garantiu que as definições sobre o Cota Zero seriam publicadas antes do Carnaval.

Outro motivo da manifestação é contra o ICMS da gasolina, que aumentou para 30% na semana passada. O preço do combustível já ultrapassa R$ 5 por litro nas cidades do interior de MS.

Manifestantes prometiam bloquear a BR também durante a tarde, entretanto a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que a pista foi liberada por volta das 11 horas.