Pular para o conteúdo
Trânsito

Com população em casa, total de acidentes de trânsito na Capital cai mais de 30% no 1º trimestre

Apelos para que a população fique em casa para evitar contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) não ajudaram somente a evitar, até o momento, a explosão no volume de casos em Campo Grande –onde, até sexta-feira (1º), 134 pessoas tinham contraído a doença e 2 mortes foram registradas. Com menos gente na rua, o volume de […]
Arquivo -

Apelos para que a população fique em casa para evitar contaminação pelo novo (Covid-19) não ajudaram somente a evitar, até o momento, a explosão no volume de casos em –onde, até sexta-feira (1º), 134 pessoas tinham contraído a doença e 2 mortes foram registradas. Com menos gente na rua, o volume de acidentes de trânsito também caiu no primeiro trimestre: foram 34% de ocorrências a menos, ajudando ainda a abrir espaço nos hospitais para os pacientes de Covid-19.

De acordo com informações do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), no primeiro trimestre do ano, foram 2.163 ocorrências, ante 3.294 no mesmo período de 2019 –1.131 a menos, fato que Rudel Trindade, diretor-presidente do (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), vincula, diretamente, à reclusão das pessoas diante da pandemia.

“Claro que é um número bastante representativo para nós, embora seja reflexo de um momento delicado com a propagação desse vírus, que vem assombrando o mundo inteiro. No entanto, creio que seja também um momento de muita reflexão para todos nós, principalmente enquanto condutores”, defendeu Rudel, via assessoria.

Seguindo esta tese, a queda no volume de acidentes se deveu, principalmente, ao mês de março, quando tiveram início as medidas de distanciamento e isolamento social em diferentes locais do Brasil. As ações começaram na segunda quinzena de março em Campo Grande, mês em que houve redução de 80% no número de mortos no trânsito (de 8 para 2) e o de vítimas caiu 25,8%, de 1.222 em 2019 para 906 em março deste ano.

Impacto indireto

Rudel ainda lembrou que, com menos acidentes de trânsito e, principalmente, menos vítimas, o número de pessoas que dependeu de atendimento hospitalar também caiu. Por consequência, são menos leitos ocupados durante a pandemia.

“Talvez seja esse o momento de pensarmos em quantos leitos de hospital ficaram vagos, prontos até para receber pacientes do Covid-19, por conta na queda do número de feridos no trânsito, que também é considerado um tipo de pandemia”, afirmou.

A preocupação quanto ao volume de leitos em instituições hospitalares aumenta à medida que cidades brasileiras vêm relatando ter seus sistemas de saúde superlotados por conta do coronavírus. (AM), (CE), Recife (PE), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ) relatam há semanas falta de vagas para a população –na capital amazonense, a situação é considerada caótica.

Mato Grosso do Sul, por sua vez, vem registrando baixa evolução no total de casos de Covid-19, tendo preparado uma estrutura que conta com mais de mil leitos (entre adultos, pediátricos e de UTI) para receber os possíveis pacientes. A intenção é se aproximar de 1,5 mil leitos, mesmo com o volume de pacientes chegando a 263, com 15 deles internados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ufms

UFMS abre inscrição de concurso público para professores nesta sexta-feira

Prefeitura anuncia fim da situação de emergência na saúde em Campo Grande

Guias de licenciamento do Detran/MS não serão mais enviadas por Correios a partir de agosto

VÍDEO: Atentado contra brasileiro foi flagrado por câmeras de segurança na fronteira

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

VÍDEO: Cabine de caminhão prancha fica destruída após incêndio em Rio Verde

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Feminina entra em campo pela vaga na final da Copa América

Em jogo decisivo, quem vencer garante vaga na grande final contra a Colômbia

MidiaMAIS

De passeio com família em Bonito, Mateus Solano saboreia culinária sul-mato-grossense

Ator experimenta culinária e turismo de Bonito com esposa e filhos

Cotidiano

Motorista de ônibus abandona cadeirante em terminal após problema em elevador

Caso aconteceu no Terminal General Osório, na linha 212

Cotidiano

Fraude do INSS: Governo Federal utiliza WhatsApp para orientar beneficiários e alerta para novo golpe

A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025