Pular para o conteúdo
Trânsito

Prefeitura realiza ação educativa no trânsito para deficientes visuais

Na Rua 25 de Dezembro
Arquivo -

Na Rua 25 de Dezembro

Os trabalhos de educação para o trânsito não param, e nesta terça-feira (17), a equipe da Divisão de Educação no Trânsito da Agência Municipal de Transportes e Trânsito () esteve na Rua 25 de Dezembro, esquina com a Avenida Afonso Pena, orientando motorista e pessoas com deficiência visual, ou com baixa visão, sobre o comportamento da trafegabilidade no trânsito.Prefeitura realiza ação educativa no trânsito para deficientes visuais

A orientação contou com a presença das pessoas cegas do Instituto Sul Matogrossense para Cegos de (Ismac), BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), da equipe de educação para o trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e dos Agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM).

Para o agente de trânsito Éder Vera Cruz, o principal objetivo da educação para o trânsito, com as atividades desenvolvidas, é de caráter educativo, tanto para os motoristas e às pessoas com deficiência que frequentam o Ismac.

“Esta orientação é para diminuir e evitar que as pessoas cegas sofram acidentes. Estamos fazendo um alerta aos motoristas, que há pessoas cegas no trânsito, e que estas pessoas devem ter seus direitos respeitados”, diz o agente Éder.

Júlio César perdeu parte da visão e está se adaptando ao trânsito. Ele considera a orientação valiosa. “A campanha é muito importante para os cegos, e para as pessoas com baixa visão. Este ato mostra que todos podem viver, e transitar pelas vias de Campo Grande com harmonia”, comenta.

Para o diretor-presidente do Ismac, Márcio Ximenes, os motoristas têm que saber que existem pessoas cegas transitando pelas ruas, principalmente na Avenida Afonso Pena com a Rua 25 de Dezembro.

“Trabalhamos com reabilitação de crianças e adultos. Os deficientes visuais são fáceis de serem percebidos por usar o tempo todo a bengala. Quem usa bengala branca é totalmente cego, os que usam a bengala verde, são parcialmente cegos. Esta conscientização é muito importante. Também alertamos os motociclistas para não acelerar as motos perto dos cegos. Este tipo de ação assusta os mesmos”, finaliza Márcio.

A Chefe de Divisão para Educação no Trânsito da Agetran, Ivanise Rota, destaca que a ação educativa faz parte do calendário de ações preventivas no trânsito da Capital e que o principal objetivo é preservar vidas.

“Nossa equipe está presente nas escolas, empresas e principalmente no trânsito para desenvolver ações, orientar e alertar sobre o que a imprudência no trânsito pode provocar danos. Temos que preservar vidas e evitar transtornos”, frisa Ivanise.

Principais ações de educação para o trânsito

Principais ações da Agetran no trânsito com abordagens e campanhas educativas: Dia do Ciclista, Dia do Motociclista, Dia do Motorista, Maio Amarelo, Dia do Pedestre, Dia Mundial em memória às vítimas de trânsito, Semana Nacional do Trânsito, Semana Nacional da água, Na cidade sem meu carro, Carnaval, Natal, Ano Novo e Férias Escolares. Público alvo: pedestres, ciclistas, condutores e usuários das vias.

Outras informações sobre a educação para o trânsito podem ser obtidas por meio do telefone: 3314 3456

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump

Brasil

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

João Vitor Xavier confessou que foi autor dos disparos que atingiram o policial

Política

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023