Pular para o conteúdo
Trânsito

Bernal culpa Olarte por irregularidades na Agetran apontadas pelo MPE

MP cumpriu busca e apreensão na Agetran nesta quarta
Arquivo -

MP cumpriu busca e apreensão na Agetran nesta quarta

 

Após a Agetran (Agência municipal de transporte e trânsito) ser alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito Alcides Bernal (PP) declarou que as supostas irregularidades em aplicações de multas na Capital são resultado da administração do prefeito afastado Gilmar Olarte (Pros).

“Essa é uma situação que eu tive informação que é consequência de uma investigação de atos da época de Gillmar Olarte. Tanto é que eu não tomei conhecimento disso com antecedência”, afirmou. Bernal declarou que a Prefeitura está à disposição do MPE. Ainda assim, o prazo para resposta da recomendação do MP venceu sem que a administração municipal respondesse à 29ª Promotoria de . Outra questão, segundo o MPE, é que as investigações apontam que as irregularidades continuaram em 2016.

O prefeito participou, nesta tarde, da inauguração da Casa de Conselhos, entidade que será responsável pelo controle social dos conselhos e dos comitês municipais vinculados à SAS (Secretaria Municipal de Políticas, Ações Sociais e Cidadania).

Busca e apreensão

A ação, segundo o MPE, foi deflagrada pela 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Campo Grande, com o apoio da Assessoria Militar do Ministério Público e acompanhamento de um oficial de justiça, e foi autorizada pelo titular da 1ª Vara de Direitos Difusos e Coletivos de Campo Grande, juiz Marcelo Ivo de Oliveira.

O Ministério Público buscou documento que apresentassem a relação de todos os aparelhos e equipamentos (medidores de velocidade, controladores eletrônicos de velocidade e redutores de velocidade) utilizados para a aplicação de multas no âmbito do Município de Campo Grande nos últimos 5 (cinco) anos, bem como o comprovante de aferição técnica pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O MP declarou que levará 60 dias para analisar os documentos recolhidos nesta manhã.

A promotoria responsável pelo cumprimento dos mandados apurou que, entre os 2015 e 2016, a Agetran teria emitido multas para motoristas de Campo Grande de irregularidades captadas por equipamentos com aferição do Inmetro já vencida, o que fere determinações do CNT (Código Nacional de Trânsito).

De acordo com a assessoria do MP, a prefeitura foi notificada das irregularidades em agosto deste ano, e a promotoria recomendou a suspensão das multas e revisão das autuações, e cobrou, ainda a relação de todas as multas emitidas pela Agetran entre 2015 e 2016.

A gestão de Alcides Bernal respondeu ao MPE fora do prazo, alega que não havia equipamentos com aferição vencida, mas não enviou a relação de multas requisitadas pela promotoria. O Ministério Público Estadual informou ainda que vai analisar os documentos que forem apreendidos na sede da Agetran, para então embasar a proposição de medidas judiciais, que deverão questionar a legalidade da aplicação das multas e responsabilizar os gestores envolvidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Enem

100 dias para o Enem 2025: veja o que especialistas recomendam para se dar bem no exame

Vacinação acontece no Parque do Sol e Moreninhas neste sábado

Morador de Ponta Porã leva prejuízo de R$ 16 mil em golpe de venda de veículo

Mulher é baleada por dupla em motocicleta no Parque do Lageado

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Sábado será de tempo firme e máxima deve alcançar os 35ºC em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Grupo descumpriu normas de visitação determinadas pelo ICMBio

Polícia

Em tentativa frustrada de matar desafeto, homem atira em cachorro no Jardim Batistão

O morador reconheceu o suspeito como um desafeto, de 32 anos

MidiaMAIS

Influencer vai às ruas de Campo Grande para saber: ‘qual nota você daria ao seu estilo?’

Vídeos mostram o visual alternativo de quem frequenta a cena noturna de Campo Grande

Trânsito

Saiba quais são os pontos de interdições em ruas de Campo Grande neste sábado

É importante escolher uma rota alternativa para não ter transtorno com interdições