Pular para o conteúdo
Trânsito

69% fazem acordos no 8º trajeto do mutirão do DPVAT

Realização do Poder Judiciário
Arquivo -

Realização do Poder Judiciário

O oitavo trajeto do mutirão de conciliação do seguro obrigatório continua garantindo o direito a indenização de muitas pessoas que sofreram acidentes no trânsito. Desta vez, as cidades de Itaporã, Rio Brilhante, Maracaju e Sidrolândia receberam a ação, entre os dias 27 e 29 de julho, atingindo o número expressivo de 69% de efetividade em acordos. A iniciativa de realizar, no interior do Estado, além da capital, conciliações em processos de DPVAT é inédita no país. Esta é uma realização do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio de seu Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS – Conciliação, sob a coordenação do Des. Vladimir Abreu da Silva.

Para este trajeto foram agendadas 147 audiências de conciliação de processos considerados suscetíveis de acordos. Destas, 117 foram realizadas, obtendo-se 81 acordos homologados e em 36 casos as partes não chegaram a um denominador comum.

As audiências conciliatórias foram realizadas no Fórum da Comarca ou em outro lugar designado, contando com toda a estrutura necessária. Antes de cada audiência, a parte, vítima de acidente, que não tinha prova pericial, passou por uma perícia médica com profissional nomeado judicialmente. O exame médico foi realizado ali mesmo, nas dependências do Fórum, e o laudo era emitido imediatamente. Com base neste documento, foi possível graduar as lesões e quantificar a indenização que a vítima do acidente automobilístico tem direito a receber.

O próximo trajeto começa no dia 15 deste mês e ocorre nas comarcas de Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia, Inocência, e Aparecida do Taboado, até o dia 19. Os próximos trajetos são em Nova Alvorada do Sul, Bataguassu, Anaurilândia, Bataiporã, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Deodápolis, Glória de e Fátima do Sul (29/08 a 06/09); Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Sonora, Pedro Gomes e Bandeirantes (17 a 21/10); Dourados (24 a 28/10); e Campo Grande (07/11 a 02/12).

Os processos integrantes do mutirão, a partir da publicação da portaria no Diário da Justiça, tem suspensos os trâmites processuais até a realização dos trabalhos. As conciliações são realizadas por experientes servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, devidamente capacitados para a ação, e o evento nas comarcas é coordenado pelo juiz de cada processo.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem, após fogo atingir aterro no Noroeste 

Reunião entre moradores e representantes da Defesa Civil aconteceu na manhã desta quinta-feira (31)

Esportes

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

Equipes de Campo Grande já estão garantidas na semifinal do Estadual, que vale vaga ao seu campeão para a Copa do Brasil Sub 20

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho