Semana é realizada do dias 18 a 25 de setembro

Diversas instituições ligadas ao GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) se reuniram nesta manhã de terça-feira (14) para tratar de assuntos pertinentes ao trânsito de , na sede da Fenabrave. A pauta do encontro destacou o progresso do setor automobilístico em segurança veicular, a Semana Nacional de Trânsito nos dias 18 a 25 de setembro, o Programa Vida no Trânsito e as informações do Grupo de Análise de Acidentes Trânsito.

Após a abertura do evento, o assessor de imprensa do Sincovems (Sindicato Profissional das Concessionárias de Veículos Automotores de Mato Grosso do Sul), Paulo Cruz, apresentou uma palestra sobre a evolução da indústria automobilística. “Hoje em dia é possível observar que há vários testes para verificar a eficiência dos itens de segurança dos veículos, que estão mais equipados e seguros. A evolução também visa reduzir as lesões das vítimas de acidentes de trânsito”, destacou Paulo Cruz.

Ficou definido que a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito será às 19h30 do dia 18 de setembro, na Câmara Municipal, contando com a presença do doutor em educação, Mario Sergio Cortella. A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizará abordagens educativas e palestras no decorrer da semana. As instituições do GGIT também promoverão exposição no shopping sobre o tema trânsito.

A Prefeitura Municipal, por meio da Agetran está trabalhando na melhoria da qualidade do trânsito da Capital, com sinalização horizontal, vertical, semaforização de pontos críticos, trabalhos educativos e fiscalização. As demais entidades envolvidas também têm participação efetiva, seja por meio de programas, campanhas, ações pontuais ou de rotina.

“A redução recorde de 43% no número de vítimas fatais de acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano, desde a criação do GGIT (2010), demonstra que estamos no caminho certo. Não podemos comemorar ainda, porque são vidas, pessoas que tinham familiares e amigos. Mas percebemos que o GGIT está no caminho, são trabalhos silenciosos, que trazem resultados. O esforço das instituições envolvidas serve para consolidação das políticas públicas”, salientou a presidente do GGIT e diretora-presidente da Agetran, Beth Felix.