Acidentes e óbitos de trabalhadores em Mato Grosso do Sul superam média nacional
Fundação ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego debate prevenção de acidentes em seminário no dia nacional do tema com palestrantes locais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fundação ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego debate prevenção de acidentes em seminário no dia nacional do tema com palestrantes locais
Dados do escritório regional da Fundacentro mostram que Mato Grosso do Sul está acima da média nacional em mortes por acidentes de trabalho, com um óbito a cada 171 ocorrências. O Estado também possui uma média alta com relação a acidentes de trabalho por número de trabalhadores segurados (um acidente por 52 trabalhadores).
“Entre as coisas que precisam ser feitas estão a qualificação e capacitação do trabalhador para evitar acidentes, mas isso não é o bastante. O ciclo completo existe quando há na empresa uma política voltada para segurança, uma cultura voltada para a prevenção desse problema. Os dirigentes nas empresas são fundamentais para colaborar nesse avanço da redução desse número”, declara o coordenador técnico da Fundacentro, José Pesente.
De acordo com estatísticas do Ministério da Previdência Social, o Brasil é o quarto colocado mundial em acidentes fatais. Os números da entidade apontam que no país 40 trabalhadores por dia ficam incapacitados e oito perdem a vida. Os acidentes fatais ocorrem em maior freqüência com pessoas da faixa etária entre 25 e 29 anos.
“O progresso vem com o cumprimento da legislação. Hoje em dia ainda há muito descumprimento das normas regulamentadoras. Se a empresa não segue as normas fica vulnerável a acidentes. Quando tem uma gestão de segurança o acidente dificilmente ocorre.
A fiscalização também é muito importante na prevenção, mas os órgãos precisam estar bem estruturados com um corpo técnico que ajude e número de pessoas suficiente ”, conta o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho em Mato Grosso do Sul, André Luis Ferreira.
Seminário
Em razão do Dia Nacional para a Prevenção dos Acidentes de Trabalho, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) realiza em Campo Grande um seminário sobre o tema.
O evento será hoje pela manhã e tarde, no escritório de representação da entidade, que faz parte do Ministério do Trabalho e Emprego. Os palestrantes serão os docentes da UFMS, Deise Guadelupe de Lima Vagula, Branca Maria Meneses e Faena Moura de Lima, além do professor da UCDB, Neomar Souza.
“Temos um calendário anual com cursos mensais e pelo menos dois seminários anuais que debatemos o tema com profissionais do meio e a Sociedade. Sempre temos a preocupação de trazer especialistas de outras regiões do País nesses eventos para palestras. No seminário de hoje os palestrantes serão professores de universidades de Campo Grande”, comenta Pesente.
O evento é direcionado a profissionais e estudantes da área de Segurança e Saúde no Trabalho, profissionais de Recursos Humanos, lideranças sindicais, empregadores e trabalhadores. As temáticas dizem respeito a problemas comportamentais no ambiente de trabalho, gerenciamento do estresse, saúde mental e a importância da alimentação adequada do trabalhador.
A Fundacentro fica em Campo Grande na Rua Geraldo Vasques, 66, próximo a Avenida Fernando Corrêa da Costa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3321-6910.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Rebeldes sírios que tentam derrubar Bashar al-Assad já estão a 20 km da capital Damasco
Grupos locais controlam toda a província de Daraa, no sul
Vigilante de prédio é esfaqueado por dois ladrões na região central de Campo Grande
Vítima foi surpreendida pelos bandidos já dentro do edifício
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.