Pular para o conteúdo
Trânsito

Campanha ‘Pedestre, eu cuido!’ completa um ano com queda de acidentes

No mês de novembro a Campanha Pedestre, Eu Cuido! Completa um ano. Apoiada na idéia do respeito ao pedestre, a implantação em Campo Grande foi espelhada em cidades como Brasília e Goiânia, onde o pedestre tem preferência para atravessar na faixa de segurança. Atualmente o programa está em sua 4ª etapa. Durante a primeira fase […]
Arquivo -

No mês de novembro a Campanha Pedestre, Eu Cuido! Completa um ano. Apoiada na idéia do respeito ao pedestre, a implantação em foi espelhada em cidades como e Goiânia, onde o pedestre tem preferência para atravessar na faixa de segurança. Atualmente o programa está em sua 4ª etapa.

Durante a primeira fase houve a conscientização dos condutores, e após 15 dias os motoristas começaram a ser autuados pelo desrespeito à faixa de pedestre. Somente no primeiro mês de fiscalização 437 condutores foram autuados.

Em 2012 foram autuados até agora 373 condutores, número bem menor se comparado ao primeiro mês de campanha. Para o diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Carlos Henrique Santos Pereira, é uma grande conquista. “Nós percebemos a mudança de comportamento dos motoristas de Campo Grande, houve uma redução da velocidade desenvolvida na via, e um maior respeito aos pedestres. As pessoas já sabem onde tem implantada uma faixa de pedestre e reduzem a velocidade.” avaliou.

O atropelamento de pedestres também diminui. Em 2011 foram 330 atropelados, em 2012 até agora 275, uma redução de 17%. O número de vítimas pedestres foi reduzido em 5%. “Durante todas as fases da campanha, nós pedimos o respeito dos motoristas com os pedestres, e a atenção dos pedestres ao atravessar a via. Quando alguém vai atravessar pela faixa de segurança deve sinalizar a intenção, e fazer a travessia da forma mais segura possível” lembrou a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix.

De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito, 17 pessoas morreram atropeladas em 2012, e nenhuma estava fazendo a travessia na faixa de pedestre. De acordo com o psicólogo do Detran-MS, Renan da Cunha Junior o comportamento dos campograndenses está mudando, mas leva tempo. “Nós não mudamos de comportamento do dia para a noite, isso leva tempo. Mudar um hábito, um costume é difícil, mas através dos números percebemos que estamos no caminho certo” destacou.

A campanha Pedestre, Eu Cuido! É uma parceria do Detran-MS, Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e demais entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Trump e Bolsonaro em foto publicada por Jair em seu Twitter há algum tempo

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que ex-presidente é uma pessoa honesta

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Advogado que ‘derrubou’ pela metade salário de prefeito o desafia para um ‘duelo jurídico’

Últimas Notícias

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que inicia na quarta-feira (16)

Esportes

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Yuri segue se recuperando de uma fratura na vértebra e pode voltar aos campos no próximo sábado

Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Bolsonaro pode ficar preso por 43 anos

MidiaMAIS

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Evento reúne cultura japonesa, música, comida e diversas outras atrações