A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) está com dois projetos prontos para serem desenvolvidos em 2011. ”Escola Segura, pelo direito de ir e vir com segurança” é uma iniciativa que busca diminuir o número de vítimas com lesões leves, graves e fatais, em decorrência de acidentes de trânsito no trajeto casa/escola e escola/casa.

Para alcançar a meta do projeto Escola Segura, a Agetran quer estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas, orientar as comunidades, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da escola e promover palestras educativas e capacitações de educação para o trânsito. A idéia é conseguir a adesão de aproximadamente quarenta instituições de ensino de Campo Grande.

Para cada atividade positiva empreendida pela escola, na prevenção de acidentes, será conferida uma pontuação pela Agetran. De acordo com a pontuação, a instituição de ensino receberá um selo de ouro (91 a 100 pontos), prata (71 a 90 pontos) ou bronze (51 a 70 pontos).

Outro projeto que será realizado pela Agência de Trânsito é o “Transporte Escolar Seguro”, voltado para a capacitação dos transportadores escolares e a premiação dos que se destacarem, na proposta de diminuir os acidentes de trânsito. Entre os objetivos do programa estão o estímulo e a valorização das ações preventivas aos motoristas, a orientação sobre os fatores de risco e a promoção de palestras e capacitações de educação para o trânsito.

No projeto Transporte Escolar, a meta é atingir aproximadamente 29 motoristas deste segmento. A premiação com os selos ouro, prata e bronze será de acordo com o total de pontos feitos pelos transportadores escolares nas ações de prevenção e segurança no trânsito.

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, o cronograma de execução dos projetos já está definido. “No primeiro semestre de 2011, será efetivada a adesão dos interessados. No segundo semestre, desenvolveremos as atividades programadas e, em 2012, ocorrerá a premiação das escolas e motoristas que se destacaram na educação e prevenção dos acidentes de trânsito”, esclareceu.