Policiais Militares e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) foram acionados para uma fazenda na região de Miranda, a 208 quilômetros de Campo Grande. Os militares chegaram à região nesta quarta-feira (21).
Conforme o Coronel Nascimento da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), comandante do batalhão, a “PM foi acionada para averiguar e garantir a segurança no local, os indígenas fizeram a manifestação e após diálogo com representante da Funai, encerraram”.
O DOF relatou que ocorreram rumores de ocupação e, por isso, os militares foram enviados, “só policiando”.
O Conselho Indigenista Missionário relatou nesta quarta (21) que os policiais entraram no local sem mandado judicial. Ainda segundo o Cimi, na madrugada do último sábado (17), rumores deram conta de que os indígenas estavam preparados para retomar áreas do território delimitado, o que teria levado a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rural ao local.
Invasões
Em janeiro deste ano, o Batalhão de Choque foi acionado para atuar em uma invasão ocorrida na Fazenda São Marcos, em Dourados, cidade a 230 km de Campo Grande.
A equipe foi acionada por volta das 6 horas da manhã. Conforme a guarnição, não houve feridos e o local já foi retomado. De acordo com o Choque, “o local foi retomado e a ordem foi restabelecida”. Por enquanto, não há mais informações de quantas pessoas ocupavam o local. Cerca de dois batalhões da polícia atuam na operação.
Em dezembro de 2015, a Fazenda São Marcos também foi invadida. Na época, o proprietário informou à Polícia Civil, que por volta das 10h, percebeu que um grupo de aproximadamente 60 pessoas havia invadido a propriedade após cortar a cerca.
Em boletim de ocorrência da época, o gerente da propriedade afirmou que tentou conversar com as famílias, mas foi interceptado por homens armados com facões. No registro policial, o funcionário afirma que o grupo teria feito ameaças e reivindicado a propriedade, se dizendo integrantes do Movimento Agrário Rural Campo e Cidade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.