Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO mostra momento em que Tuta, líder do PCC, é preso na fronteira com MS

Outros líderes do PCC estão escondidos na Bolívia
Thatiana Melo -
(Reprodução)

Imagens do circuito de câmeras do Serviço Geral de Identificação Pessoal, na Bolívia, mostram o momento em que o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Roberto, conhecido como Tuta, é preso quando tentava renovar um documento falso.

Nas imagens é possível ver que Tuta está em um dos guichês para renovar a documentação por volta do meio-dia do dia 16 deste mês, quando policiais chegam e fazem a prisão. O atendente acaba entregando os documentos aos policiais, conforme as imagens do El Deber.

Tuta foi descoberto e capturado, sendo extraditado e entregue à PF (Polícia Federal) no dia 18 deste mês. Outros membros do PCC ainda estão escondidos na Bolívia. Patrick Uelinton Salomão, conhecido como ‘Forjado,’ e Pedro Luiz da Silva Soares, conhecido como ‘Chacal’, estão escondidos na Bolívia, na fronteira com Mato Grosso do Sul. Eles não têm mandados de prisão em aberto.

Já André de Oliveira Macedo, o André do Rap, e Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como ‘Mijão’, possuem mandados de prisão em aberto, sendo considerados foragidos, conforme falou o promotor do Gaeco de São Paulo, Lincoln Gakiya.

Os criminosos são considerados substitutos de Tuta, apontado como o número 1 do PCC nas ruas. Em Santa Cruz de La Sierra, ‘Tuta’ vivia tranquilamente até ser descoberto e capturado, sendo extraditado e levado para uma penitenciária federal. Ele estava desde fevereiro de 2024. 

Fazendas e restaurantes na Bolívia

A cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital) comprou fazendas, joias e abriu restaurantes na Bolívia, já que a sua posição geográfica e a dificuldade da entrada da polícia brasileira ajudam a esconder membros da facção que procuram o país para viver ‘livremente’. 

Mas por que a Bolívia se tornou refúgio de membros do PCC? O país tem criminosos especializados no ‘novo cangaço’ e no ‘domínio de cidades’. Os conhecidos mercenários ajudam no treinamento de criminosos recrutados pela facção. Criminosos na Bolívia chefiam a chamada “sintonia internacional”, e, de acordo com o Portal UOL, a comunicação entre os integrantes do núcleo era feita com celulares com chips habilitados em outros países e criptografia por aplicativo.

Alguns integrantes dos refugiados na Bolívia receberam duas missões da cúpula do PCC: matar autoridades públicas brasileiras e resgatar a liderança da facção criminosa recolhida em penitenciárias federais.

O PCC tramou o resgate de Marcola no país vizinho. Para isso, o treinamento seria para colocar em prática o audacioso plano de resgate em um presídio federal, indica investigação do MP de São Paulo com o auxílio de informações da PM, conforme o Portal UOL.

Sérgio Luiz de Freitas Filho, o Mijão, está na lista de Interpol. Apontado como uma das principais lideranças da facção nas ruas, ele seria o responsável por negociar importação e de drogas do grupo. O criminoso foi condenado a oito anos e dois meses de prisão pela 1ª Vara Criminal de Ivinhema, em .

Na lista dos mais procurados do Brasil, André do Rap foi solto em 2020 pelo STF. Quando o Supremo reverteu a decisão, o traficante não foi mais encontrado. Considerado um dos maiores narcotraficantes do Brasil, ele se divide entre períodos na Bolívia e na África, administrando os negócios ilícitos da droga — segundo investigadores.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas

Brasil

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Corpo foi encontrado em decomposição