Nemesio Ortiz Silva, conhecido como “Nenecho” – suspeito de participar da produção, colheita, processamento e distribuição de maconha destinada ao mercado brasileiro – foi preso com uma tonelada de maconha.
A prisão aconteceu na cidade de Yby Pyta, Departamento de Canindeyú, no Paraguai, durante a Operação Hovyũ, deflagrada por agentes especiais da Diretoria de Inteligência, Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico com o apoio das Forças Especiais.
“Esta operação reafirma o compromisso das instituições de segurança no combate frontal às organizações criminosas que atuam na área de fronteira”. Afirmaram as autoridades envolvidas na ação.
Nenecho estava em um prédio identificado como centro de operações para descascar, cortar e prensar maconha. No local foram apreendidos 1.008 quilos da droga, distribuídos em diferentes etapas de processamento.
Os agentes também apreenderam armas de fogo e equipamentos utilizados no processamento da droga. Parte do material apreendido foi incinerado.
A droga também foi incinerada por ordem do Ministério Público do Paraguai. O restante do material apreendido foi transferido para a Delegacia Regional nº 4, em Salto del Guairá. Nenecho foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Curuguaty.