A 2ª Vara Federal de Ponta Porã — cidade no sul de Mato Grosso do Sul, a 315 km de Campo Grande — determinou a soltura de um homem, que não teve a identidade divulgada, suspeito de contrabandear 13 mil maços de cigarro. Ele havia sido preso na última terça-feira (13) pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-463.
Nesta data, o suspeito foi abordado dirigindo um Fiat Uno Mille e os policiais encontraram 27 caixas de cigarro, que totalizaram 13.500 maços, e um dispositivo de comunicação via satélite. Ele acabou confessando o crime, destacando que era a terceira vez que trazia cigarros do Paraguai.
O dispositivo era usado para se comunicar caso houvesse problemas mecânicos com o carro. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã.
Na audiência de custódia realizada na manhã de quinta-feira (15), o juiz federal Rafael Figueiredo Braz Spirlandelli entendeu que o suspeito é réu primário e que o crime não envolve violência ou grave ameaça a outras pessoas, apesar dos indícios de criminalidade profissional.
Assim, o magistrado decidiu pela liberdade provisória do homem, sob pagamento de fiança de R$ 3.036 — equivalente a dois salários mínimos —, proibição de frequentar de regiões de fronteira e sair do País, suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) durante o processo, entre outras obrigações.
O alvará de soltura foi cumprido na manhã desta sexta-feira (16).
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.