Pular para o conteúdo
Polícia

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

A maconha foi a droga de maior volume, com 114,7 toneladas apreendidas entre janeiro e março
Mirian Machado -
(Divulgação PCMS)

Nos três primeiros meses do ano de 2025, já registrou um aumento gigante de apreensões de drogas, se comparado com o mesmo período do ano passado, 2024. Os registros mais que dobraram no primeiro trimestre de 2025 no Estado.

Segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o aumento expressivo de 151% nas apreensões se deve a vários fatores. Entre eles interação com forças de segurança de outros estados e estudo das estratégias do tráfico internacional de drogas. Além de esforço contínuo das tropas com a intensificação de operações até pelo ar. 

Desde o início do ano, apreenderam 116,3 toneladas de entorpecentes, contra 46,2 toneladas no ano passado. 

Assim, a maconha foi a droga de maior volume, com 114,7 toneladas apreendidas entre janeiro e março. Já a cocaína, foram 2,2 toneladas, enquanto a pasta base de cocaína é a terceira mais apreendida, com 1,9 tonelada.

Apreensões no interior

No interior do Estado, o crescimento chegou a 164% com 105,8 toneladas. Enquanto na Capital, o aumento foi de 68%, com 10,4 toneladas.

Investimentos em tecnologia para equipar as forças de segurança com novas viaturas e aeronaves, segundo o Secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, têm sido essenciais para o aumento das apreensões.

“O incremento de 70 novas viaturas para e o aumento das operações policiais e do policiamento aéreo na região sul do Estado contribuíram significativamente para o aumento das apreensões”, diz Videira.

Assim, segundo ele, houve ainda aumento das operações, em especial na faixa de com o Paraguai e com a Bolívia. “Este ano levaremos essas operações também para as regiões leste e norte de Mato Grosso do Sul, visando o combate a todos os tipos de crimes, em especial ao tráfico de drogas”.

(Divulgação Sejusp)

Conforme a Sejusp, essa interação com outras forças estaduais de segurança e a observação da rotina dos traficantes permitiu que fosse percebida uma mudança importante na estratégia do narcotráfico, como, por exemplo, as plantações de maconha, antes por , agora são feitas o ano inteiro no Paraguai e na Bolívia, aumentando a oferta da droga que é transportada para o .

Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, major Vinicius de Souza Almeida afirma que a Operação Protetor da Fronteira tem tido impacto positivo para a segurança pública sul-mato-grossense. Portanto, a operação é uma ação do Ministério da Justiça que permite o aumento no efetivo policial estadual e o reforço dessas equipes de combate ao tráfico.

O delegado titular da Denar (Delegacia Especializada na Repressão ao Narcotráfico), Hoffman D’Ávila disse ainda que o combate a esse crime reduz também outros crimes patrimoniais, que frequentemente estão associados.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio