Pular para o conteúdo
Polícia

Preso por maus-tratos contra cadela tinha de gato a bezerros em chácara de Campo Grande

À polícia, idoso alegou que trocava a água da cadela todos os dias; ele ganhou a liberdade neste sábado (22)
Lívia Bezerra, Thatiana Melo -
(Reprodução: Processo)

O idoso, de 73 anos, preso por maus-tratos contra uma cadela na sexta-feira (21), tinha de gato a bezerros em sua chácara, no bairro Santa Luzia, em Campo Grande. Ele teve a liberdade concedida neste sábado (22).

Durante interrogatório na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), o idoso revelou que é responsável pelos cuidados da cadela na chácara da família. Por isso, disse que vai ao local todos os dias para tratar os animais.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Entre os animais que ocupam a chácara estão duas éguas, dois bezerros, gato e cachorro. Além de cuidar dos animais, o idoso relatou que limpa a piscina e cuida de todo o ambiente. Na chácara, há uma casa, mas ele relatou que apenas vai ao local durante o dia. Após os cuidados, retorna para sua residência no bairro São Francisco.

Idoso alega que estava tratando cadela com remédios

Questionado pela polícia sobre a cadela encontrada em situação de maus-tratos, o idoso alegou que o animal apareceu na chácara há cerca de seis meses e que não tem carteira de vacinação, pois também nunca o levou em um médico veterinário. Ainda, revelou que a cadela está com sarna e berne. Por isso, ele estava tratando com remédios há cerca de duas semanas.

No registro policial consta que a equipe da Decat encontrou uma única vasilha de água próxima ao animal, mas que estava totalmente insalubre. O idoso, por sua vez, alegou que troca o vasilhame todos os dias, mas nem sempre lava o pote.

Na foto divulgada pela Polícia Civil após a prisão mostra dois potes, sendo um de cor amarela e outro com suposto líquido turvo. Aos policiais durante interrogatório, o idoso afirmou que o recipiente com líquido turvo foi deixado no local casualmente.

Como a cadela foi encontrada amarrada a uma árvore, o idoso também foi questionado sobre o fato. Ele justificou que o animal fica preso durante a noite e quando não tem ninguém na chácara, para evitar que a cadela vá para a rua, visto que a propriedade não é fechada.

Já sobre a corrente, que é ligada a um arame liso de cerca de oito metros, ele explicou que isso permite a movimentação do animal em determinado espaço. Além disso, afirmou que a cadela tem acesso a um abrigo de alvenaria.

Por fim, o idoso alegou que não tinha a intenção de praticar mal contra a cadela, pois está cuidando normalmente dela, lhe fornecendo água, comida e remédios diariamente, segundo orientações de um pet shop.

Liberdade provisória

O idoso passou por audiência neste sábado (22), onde teve a liberdade provisória concedida pelo juiz Aluizio Pereira dos Santos. A defesa, representada pelo advogado Caio César Pereira de Moura Kai, já havia pedido que não fosse decretada a prisão preventiva do cliente.

Durante a audiência, o magistrado considerou que não há indícios de que a liberdade do idoso poderá prejudicar o andamento do caso. Com isso, ele teve a liberdade provisória concedida.

Prisão

O idoso foi preso na manhã de sexta-feira (21) após a equipe da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) chegar na chácara e se deparar com a cadela amarrada a uma árvore.

Logo, foi observado que o animal apresentava sinais nítidos de maus-tratos, como pele descamando, feridas espalhadas pelo corpo, magreza e miíases na região traseira.

Além disso, a única vasilha de água que estava próxima ao animal estava totalmente insalubre. A equipe não conseguiu encontrar nenhuma outra vasilha com comida no local.

O idoso, proprietário da chácara, disse que mora em outro local, mas que ia com frequência até lá e que estava dispensando o animal dos cuidados que ele entendia necessários.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

Últimas Notícias

Sem Categoria

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Com a vitória, o Grêmio largou na frente no Grupo D

Polícia

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Atacada, ela ficou agonizando na rua até ser socorrida

Esportes

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

A vitória faz com que a equipe divida a liderança do Grupo D com o Libertad

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany